Solusson: Apileste - Produção de Mel Biológico e Transformação de Frutos Secos com Base no Mel
Desenvolvido por: Adão Rodrigues/PONGAB/Plataforma das ONGs e Associações de base da Região de Gabú
Apoiado por: PNUD (Plataforma Na Nô Mon, Laborátorio de Aceleração) e Banco Africano de Desenvolvimento
Contexto
A produção de mel biológico foi apresentada como uma ideia de negócio inovadora porque as colmeias, técnicas e tecnologias utilizadas serão modernas. A nível de transformação, esta empresa já confecciona farinha de papa enriquecida com frutos secos existentes (milho preto, arroz local, mandioca, cabaceira e sais), confecção de doces de mancara, bolos e também sabonetes a base de mel cuja a marca registada é BAJDUDESSA.
Para descentralizar as ações a empresa criou uma agencia exclusiva para apoiar na distribuição e venda dos produtos. Para aumentar o numero de venda dos produtos e melhorar as suas atividades a empresa utiliza diferentes meios de comunicação entre as quais redes sociais, placas publicitárias e cartazes.
Objectivo
O principal objectivo deste projecto é aumentar a produção do mel e produtos transformados, para desencorajar o consumo de alimentos não apropriados à saúde humana.
Impacto Esperado
O impacto que se deseja obter, é o aumento da quantidade de mel e produtos transformados no mercado, oferecer uma maior quantidade e qualidade dos produtos aos consumidores, melhorando a sua dieta alimentar e a economia local.
Fotografias do projecto!
Produtos
Processo de instalação de novas colmeias
Visita dos parceiros de implementação
Formação de jovens em apicultura
Produção de Colmeias
Novas etiquietas
Produção e embalagem de sabão preto