Skip to main content

Promover a inovação e o desenvolvimento local através de pequenas subvenções

17 August 2020
Na No Mon logo

Como parte da iniciativa Na No Mon, o PNUD está a lançar um Esquema de Pequenas Subvenções para apoiar iniciativas de base e organizações comunitárias para identificar uma variedade de desafios nas esferas socioeconómica e ambiental que elas precisam enfrentar para a recuperação socio-económica da COVID-19 e em apoio do bem-estar das suas comunidades.

As pequenas subvenções fornecerão aos responsáveis por mudanças locais a oportunidade de agir sobre os problemas de que eles sofrem. A iniciativa será uma experiência de aprender na prática, permitindo que as equipas aprendam em tempo real e em circunstâncias reais. Construída sobre o valor da democracia participativa, a iniciativa permitirá que os cidadãos criem um espaço para encontrar soluções coletivas para problemas sociais, económicos e ambientais complexos.

 

O apoio as iniciativas de base

O Esquema de Pequenas Subvenções (Small Grants Scheme em inglês) foi desenvolvido para apoiar iniciativas de base e organizações comunitárias. Será dada prioridade a projetos que apoiem os seguintes objetivos:

  • incentivar os responsáveis pelas mudanças locais a desenvolver iniciativas que abordem os desafios sociais, ambientais ou económicos nas suas comunidades;  
  • aumentar o desejo por ações de desenvolvimento sustentável nos membros e organizações da comunidade local para a realização de atividades comunitárias;
  • desenvolver habilidades e oportunidades de voluntariado para que as pessoas locais se tornem membros ativos da sua comunidade;
  • construir vínculos entre a comunidade local e as empresas locais;
  • encorajar as comunicações entre as comunidades e as autoridades locais.

 

Participar

As inscrições para esta temporada de financiamento estão abertas até o dia 15 de Maio de 2022 e serão analisadas pela equipa técnica do PNUD de forma contínua (i.e., assim que for enviada a aplicação).

Leia as diretrizes a seguir para descobrir se o seu projeto é elegível.

Quando você estiver pronto para se inscrever, envie sua proposta para: registry.gw@undp.org.

Inclua na linha de assunto: “Na No Mon - Small Grants / GOV unit”.

 

Guia para candidatura

Para ter sucesso na sua candidatura, o seu projeto deve abordar uma ou mais das seguintes prioridades:

  • incentivar novas pessoas, jovens e mais velhas, a desenvolver iniciativas que abordem desafios sociais, ambientais ou económicos;  
  • aumentar o desejo por ações de desenvolvimento sustentável nos membros e organizações da comunidade local para a realização de atividades comunitárias;
  • desenvolver habilidades e oportunidades de voluntariado para que as pessoas locais se tornem membros ativos da sua comunidade;
  • construir vínculos entre a comunidade local e as empresas locais;
  • encorajar as comunicações entre as comunidades e as autoridades locais.

Quanto de financiamento posso conseguir?

Você pode solicitar a concessão de um investimento de até 5,750,000 XOF (USD 10,000). Solicitações inferiores a 3,000,000 XOF não serão consideradas.

Os candidatos não precisam apresentar fundos de contrapartida, o que significa que você não precisa ter nenhum outro dinheiro como garantia para o seu projeto. Na verdade, o PNUD priorizará projetos nos quais o financiamento fará uma grande diferença.

Para que posso obter o financiamento?

Nossos investimentos podem ser usados para financiar projetos e atividades sociais, económicos e ambientais que ocorrem em qualquer região da Guiné-Bissau. 

Os projetos devem ter as comunidades da Guiné-Bissau no centro de tudo. Eles devem oferecer experiências compartilhadas e criativas para aproximar as comunidades locais. Nós investiremos em projetos que apoiam pessoas que talvez tenham oportunidades limitadas e que conectam comunidades que, de outra forma, ficariam de fora. A equipa do PNUD também poderá fornecer suporte técnico se a sua atividade estiver relacionada ao trabalho do PNUD na área. 

As subvenções podem ser usadas para financiar projetos nas cinco categorias principais a seguir:

  1. Construir comunidades inclusivas e não deixar ninguém para trás

O projeto gira em torno da construção de comunidades inclusivas, abordando estigma, discriminação e garantindo que ninguém seja deixado para trás. O projeto deverá propor formas inovadoras de promover o respeito de todos os cidadãos, dar-lhes acesso total aos recursos e promover a igualdade de tratamento e oportunidade. Isso implica trabalhar para eliminar todas as formas de discriminação, valorizar a diversidade e com frequência envolver os membros da comunidade nos processos de tomada de decisão que afetam suas vidas.

  1. Igualdade de género e empoderamento das mulheres

O projeto propõe maneiras inovadoras de entender o papel que o género desempenha na vida das comunidades e de promover a igualdade de género para o empoderamento de meninas e mulheres. O projeto deverá contribuir para a construção de uma comunidade na qual as mulheres e os homens desfrutem das mesmas oportunidades, direitos e obrigações em todas as esferas da vida.

  1. Promoção de sociedades pacíficas e justas

O projeto propõe a criação de mecanismos para solucionar conflitos, encorajar diálogos, promover os direitos humanos e contribuir para a manutenção da paz. Isso também inclui iniciativas que promovem a integridade e combatem a corrupção com o objetivo de apoiar ainda mais a responsabilidade e a transparência.

  1. Construir sociedades e economias resilientes

O projeto busca fortalecer a capacidade das comunidades de resistir, absorver, acomodar, adaptar-se, transformar e recuperar-se dos efeitos de desastres e riscos. A construção da resiliência é entendida como um desafio multidimensional e uma questão transversal que requer intervenções em várias áreas, incluindo planeamento territorial e infraestrutura, segurança alimentar, estruturas económicas e a forma como as instituições públicas e os sistemas de saúde são projetados.

  1. Criar oportunidades de negócios inclusivas e sustentáveis

O projeto irá propor maneiras de acelerar a participação dos membros da comunidade em atividades económicas que contribuam para um crescimento inclusivo e sustentável, o que gera oportunidades para os grupos mais vulneráveis e ainda considera as preocupações ambientais.

Quem pode candidatar-se?

  • Associações locais ou organizações da sociedade civil 
  • Grupos e organizações informais locais

Como posso candidatar-me?

Você pode candidatar-se para um investimento ao enviar a sua inscrição para o e-mail registry.gw@undp.org.

O formulário (disponivel aqui) faz algumas perguntas sobre a sua organização, projeto e as pessoas envolvidas:

  • você precisará fornecer informações sobre o seu projeto
  • você precisará nos dizer como a sua abordagem atenderá às prioridades do Esquema de Pequenas Subvenções (Small Grants Scheme)
  • você precisará explicar como o projeto se encaixa em uma das cinco categorias do Esquema de Pequenas Subvenções (Small Grants Scheme)
  • você será responsável por todos os aspetos financeiros e legais do seu projeto
  • você deve declarar possíveis conflitos se está afiliado a partes que possuem um interesse declarado na área.

Nosso objetivo é tomar decisões rápidas para fazer com que os investimentos cheguem aonde eles são mais necessários de imediato. Para falar com alguém sobre a sua candidatura antes de candidatar-se ou se você precisa dos materiais de inscrição em um formato diferente, entre em contacto. E-mail: abrao.gomes@undp.org e digite em cc: ana.ture@undp.org

Como o PNUD decidirá quais projetos serão financiados?

Vamos considerar vários fatores, que incluem:

  • A conexão com as prioridades descritas no início do documento (veja cinco categorias principais)
  • Sua ideia criativa: o quão bem está relacionada às necessidades da sua comunidade
  • Quem você está a alcançar e como irá alcançá-los: avaliaremos a eficácia dos seus planos para alcançar os participantes e / ou membros da comunidade. Queremos financiar atividades com diversas comunidades.
  • Como você administrará o projeto: se você já executou projetos antes, analisaremos a sua experiência ou a dos seus parceiros na execução de projetos semelhantes. Vamos considerar o quão bem planeada a atividade e os orçamentos são.
  • O impacto: iremos priorizar projetos nos quais o nosso financiamento fará uma grande diferença para pequenos projetos. É improvável que iremos financiar projetos nos quais o nosso financiamento compõe uma pequena percentagem dos custos totais do projeto.
  • Verificações de diligência prévia (Due diligence em inglês): realizaremos o que chamamos de verificações de diligência prévia. Estes são testes para verificar se você é quem diz ser e se você é um membro ativo na sua comunidade local. Usaremos as informações fornecidas no formulário de candidatura para fazer essas verificações. Por favor, certifique-se que as suas informações estão corretas.

Para mais informações visite:

Convite à apresentação de propostas

Modelo de projeto

Pa diskubri un lugar

Pui nomi na no lista di emails