Skip to main content

PAINEL DE AUSCULTAÇÃO DE JOVENS DO PNUD

Corpo

Painel de auscultação de jovens

 

O QUE É O PAINEL DE AUSCULTAÇÃO DE JOVENS DO PNUD?

O Painel de Auscultação de Jovens do PNUD foi criado em 2022 e é composto por jovens representantes de organizações e instituições-chave da sociedade guineense, constituindo assim um grupo representativo e diversificado.

É um grupo consultivo que pretende garantir o envolvimento e a participação dos jovens na cocriação e idealização da programação, implementação, revisão e acompanhamento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, bem como de outras agendas e enquadramentos relevantes.

 O Painel de Auscultação de Jovens é uma abordagem inovadora, parte integrante do Documento do Programa do País (CPD 2022-2026) do PNUD na Guiné-Bissau.

OBJECTIVO GERAL

O objetivo de longo prazo das intervenções em favor da juventude é ter uma juventude autónoma, solidária, responsável, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, e que colabora de forma ativa na construção de novos caminhos, criando deste modo oportunidades socioeconómicas.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  1. Proporcionar um espaço para o envolvimento significativo de jovens na busca de soluções inovadoras para alcançar a Agenda 2030 e o CPD do PNUD 2022-2026.
  2. Colaborar na conceção e criação dos programas do PNUD, colocando os jovens no centro da programação.
  3. Promover o intercâmbio entre os jovens e suas organizações, a fim de ouvir opiniões, trocar experiências e conhecimentos sobre o status dos programas do PNUD.
  4. Estabelecer um quadro de acompanhamento para a execução dos programas para a juventude.
  5. Criar novas redes de jovens através de ferramentas digitais (aplicações) para amplificar as vozes dos jovens em espaços de desenvolvimento, usando a plataforma "Na Nô Mon" e conectando a nível nacional, regional e internacional.
  6. Apoiar o Instituto da Juventude/Conselho Nacional da Juventude a desenvolver e divulgar políticas e estratégias para a juventude.
  7. Criar uma conexão entre a juventude e os atores políticos para o desenvolvimento.

Painel de auscultação

 

VISÃO

O Painel de Auscultação de Jovens pretende aumentar a participação dos jovens nos espaços de tomada de decisão e capacitá-los para desempenharem um papel ativo como agentes de mudança para a construção da paz e a coesão social.

Os jovens podem e devem participar de forma ativa no desenvolvimento do país, trançando assim o seu futuro imediato, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo a longo prazo.

As mulheres jovens poderão beneficiar de uma posição de poder, expandir a sua participação na esfera sociopolítica e contribuir para um ecossistema de paz sustentável.

Painel de auscultação dos jovens

MISSÃO/TAREFAS

1. Considerar as preocupações e as perspetivas dos jovens na tomada de decisões, nos programas e nas estratégias do PNUD.

2.  Assegurar que as vozes dos jovens sejam ouvidas a cada nível de intervenção e que as ações sejam relevantes e ajudem a desenvolver os jovens como parceiros e líderes de desenvolvimento.

3. Recorrer aos mecanismos digitais ou em linha existentes para facilitar o envolvimento dos jovens, i.e. oportunidades de emprego, partilha de informações, mentoria, pedido de envolvimento na realização dos ODS, etc.

4.  Divulgar aos jovens informações sobre políticas globais e nacionais e inculcar um profundo sentimento de patriotismo entre os jovens da Guiné-Bissau.

5.  Garantir que a diversidade e a inclusão sejam parte integrante dos diálogos de desenvolvimento.

6.  Propor estratégias para assegurar a integração da juventude no PNUD, Nações Unidas e no Governo.

7.  Aconselhar o PNUD sobre o impacto dos programas e estratégias dos jovens.

8. Enaltecer as questões relacionadas com a juventude através da plataforma Na Nô Mon, dos meios de comunicação social e das redes sociais, bem como ampliar as histórias de sucesso dos jovens a fim de sensibilizar para a necessidade de um investimento maior e mais sustentável na juventude.

Painel de auscultação

 

 

 

Pui nomi na no lista di emails