Skip to main content

Academia de Liderança

 

Academia de Liderança O

 

O que é a Academia de Liderança?

A Academia de Liderança visa transformar a Guiné-Bissau através do desenvolvimento de uma rede poderosa de líderes, que podem trabalhar juntos para sustentar a paz e traçar um caminho para um desenvolvimento inclusivo e sustentável de longo prazo.

Qual é o objetivo da Academia de Liderança?

Através de várias formações, interdisciplinares, com abordagens focadas no indivíduo e design thinking e direcionadas para a ação, ministradas a diferentes públicos-alvo (responsáveis políticos, OSC, setor privado, partidos políticos, funcionários públicos, grupos de mulheres e jovens e outros grupos vulneráveis) e adaptadas a cada um desses diferentes grupos, a Academia de Liderança formará uma rede poderosa de líderes e cidadãos e cidadãs engajados por todo o país, que serão os futuros agentes da mudança do país nos mais diferentes setores onde operam, contribuindo assim para promover uma paz e um desenvolvimento sustentáveis.

Como pretende alcançar o objectivo?

A Academia alcançará esse objetivo fortalecendo as capacidades de uma ampla gama de atores para liderar e implementar as mudanças transformadoras necessárias por meio de processos participativos significativos e inclusivos. Visa capacitar diferentes grupos para permitir que eles se envolvam efetivamente nos processos de definição e monitoria das políticas nacionais de uma forma ativa e participativa, conhecendo os seus deveres enquanto cidadãos. Busca assim identificar, desenvolver e nutrir agentes de mudança de diferentes setores e níveis da sociedade, muitos dos quais foram, até o momento, marginalizados pelas estruturas de poder persistentes. Isso inclui mulheres, redes de jovens, líderes tradicionais, líderes religiosos, o setor privado e pessoas que vivem nas zonas rurais.

Visão

Através de agentes de mudança e empreendedores de impacto que são capazes e trabalham nos seus diferentes campos de ação, se quer criar sinergias para promoverem a paz sustentável e um desenvolvimento inclusivo e sustentável na Guiné-Bissau, o que contribuirá para uma transformação de longo prazo do país, uma consolidação do Estado Democrático de Direito e uma reforma e modernização das instituições públicas, promoção de um desenvolvimento económico inclusivo onde o capital natural do país é respeitado e valorizado.

Missão

A Academia de Liderança investirá no desenvolvimento do Capital Humano na Guiné-Bissau, a nível nacional e local, visando a criação de líderes e agentes de mudança, conscientes, participativos e empreendedores em vários domínios da sociedade, que juntos poderão criar comunidades e redes de mudança, através de abordagem inovadoras, multissetoriais e centradas no desenvolvimento do indivíduo, para a liderarem a transformação do país em vários setores de atividade.

 

Academia de Liderança

 

Pui nomi na no lista di emails