Skip to main content

Kusas ku mas ta puntadu

Bu misti informassom sobre epidemia? Bu tene sintomas suma coronavírus?

Tudu cu bu precisa sibi sobri vírus

A doença de coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto.

A maioria das pessoas infectadas com o vírus COVID-19 experimentará doença respiratória leve a moderada e se recuperará sem a necessidade de tratamento especial. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas e câncer, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

A melhor maneira de prevenir e desacelerar a transmissão é estar bem informado sobre o vírus COVID-19, a doença que causa e como se espalha. Proteja-se e a outras pessoas da infecção lavando as mãos ou usando um esfregão à base de álcool com frequência e sem tocar no rosto.

 O vírus COVID-19 se espalha principalmente por gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, por isso é importante que você pratique etiqueta respiratória (por exemplo, tossindo em um cotovelo flexionado).

No momento, não existem vacinas ou tratamentos específicos para o COVID-19. No entanto, existem muitos ensaios clínicos em andamento avaliando possíveis tratamentos. A OMS continuará fornecendo informações atualizadas assim que as descobertas clínicas estiverem disponíveis.

Pode reduzir as suas chances de ser infectado ou espalhar o COVID-19 tomando algumas precauções simples:
    •  Limpe regularmente e completamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.
    •  Mantenha pelo menos 1 metro (3 pés) de distância entre você e os outros. Por quê? Quando alguém tosse, espirra ou fala, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa tiver a doença.
    • Evite locais com aglomeração de pessoas. Por quê? Em lugares com uma alta concentração de pessoas a probalidade que você entre em contato próximo com alguém que tenha o COIVD-19 é mais alta porque é mais difícil manter a distância física de 1 metro (3 pés).
    • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar o vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, o nariz ou a boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e infectá-lo.
    • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor sigam uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Descarte imediatamente o tecido usado e lave as mãos. Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
    • Ficar em casa e se auto-isolar, mesmo com pequenos sintomas, como tosse, dor de cabeça, febre leve, até se recuperar. Peça a alguém que lhe traga suprimentos. Se precisar sair de casa, use uma máscara para evitar a infecção de outras pessoas. Por quê? Evitar o contato com outras pessoas os protegerá de possíveis COVID-19 e outros vírus.
    • Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico, mas ligue com antecedência por telefone, se possível, e siga as instruções da autoridade de saúde local. Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a impedir a propagação de vírus e outras infecções.
    •  Mantenha-se atualizado sobre as informações mais recentes de fontes confiáveis, como a OMS ou suas autoridades de saúde locais e nacionais. Por quê? As autoridades locais e nacionais estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger

Para proteger-se a si e aos outros contra o COVID-19, limpe as mãos com frequência e em profundidade. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool ou lave as mãos com água e sabão. Se você usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, use-o e guarde-o com cuidado.

    • Mantenha desinfetantes para as mãos à base de álcool fora do alcance das crianças. Ensine-os a aplicar o desinfetante e monitorar seu uso.
    • Aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda em suas mãos. Não há necessidade de usar uma grande quantidade do produto.
    • Evite tocar nos olhos, boca e nariz imediatamente após o uso de um desinfetante para as mãos à base de álcool, pois pode causar irritação.
    • Os desinfetantes para as mãos recomendados para proteção contra COVID-19 são à base de álcool e, portanto, podem ser inflamáveis. Não use antes de manusear fogo ou cozinhar.
    • Sob nenhuma circunstância, beba ou deixe as crianças engolirem um desinfetante para as mãos à base de álcool. Pode ser venenoso.
    • Lembre-se de que lavar as mãos com água e sabão também é eficaz contra o COVID-19.

Para mais informações,
visite o site da OMS

Pui nomi na no lista di emails