Skip to main content

Como o Centro de Acesso à Justiça (CAJ) pode ser útil para o cidadão guineense?

26 September 2023
Centro de Acesso a Justiça

Os Centros de Acesso à Justiça (CAJ) na Guiné-Bissau apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promovem mecanismos alternativos de resolução de conflitos através de mediação e conciliação, na prestação de serviços de apoio jurídico gratuito às populações, contribuindo assim para o cumprimento dos direitos humanos e estado de direito.

Os Centros de Acesso à Justiça (CAJ), coordenados pelo Gabinete de Informação e Consulta Jurídica foram inaugurados no dia 13 de Setembro de 2011 no âmbito do programa de reforço do Estado de Direito Democrático do PNUD, em parceria com o Ministério da Justiça, e estão presentes em Cachungo, Bafatá, Gabú, Buba e Bissau (Bissau Velho e Bairro Militar).

Durante muitos anos o CAJ tem prestado serviço junto à população fornecendo informações, orientações, ajudando também desta forma o cidadão guineense a conhecer os seus direitos as suas obrigações perante a lei.

Os dados apresentados recentemente pelo CAJ mostram que o numero total de utentes registados (em todas as regiões acima citadas) de Janeiro até Junho do corrente ano, é de 1668, entre os quais,121 pertencentes a menores de 18 anos, 726 com idade compreendida entre 18 a 35 anos e 821 com idade superior aos 35 anos.

Estes dados mostram não só o número de pessoas atendidas nas diversas regiões nos últimos as seis meses, mas também a tipologia de casos que inclui: Violência doméstica; Questões laborais; Guarda de menores; Pensão de alimento; Ofensas corporais; Roubo/Furto; Revindicação de propriedade; Detenção ilegal; Reclamação de crédito; Herança e Homicídio.

Para facilitar o acesso a informação e melhorar a comunicação junto à população, o CAJ tem realizado  com o apoio do Fundo de Consolidação da Paz (PBF), no âmbito do projecto de Direitos Humanos vários "DJumbais" (encontro com as comunidades locais) nas áreas rurais, com o objectivo de promover os Direitos Humanos e o Acesso à justiça. Nestes Djumbais, as informações são passadas de forma clara e interativa, permitindo aos participantes interagir e esclarecer as supostas dúvidas.

É muito importante sublinhar que todos os serviços são prestados de forma gratuita, e realçar ainda  que dos 1668 casos registados, 1004 foram resolvidos.

Todas as informações divulgadas mostram claramente a importância e a utilidade dos serviços prestados por esses centros.

Veja abaixo os aados estatísticos e entenda o trabalho realizado pelo CAJ

CAJ Dados Estatisticos

CAJ dados

CAJ 4

CAJ dados

Veja abaixo o vídeo e entenda como o CAJ é útil para a população guineense.

Veja abaixo algumas fotografias feitas durante os "Djumbais"

Centro de Acesso a Justiça Djumbai

Centro de Acesso a Justiça

CAJ Djumbai

Fotos da celebração de 12 anos de existência do CAJ Celebração 12 de existencia do CAJ

CAJ Celebração de 12 anos

CAJ Celebração de 12 anos

 

 

 

Pui nomi na no lista di emails