Skip to main content

Projecto de Melhoria das Condições de Acesso à Água Potável na Ilha de Pecixe (Comunidade de Reno)

24 April 2023
Projecto furo de água Cacheu

A Comunidade de RENO é uma das 09 (nove) comunidades da Secção de Pecixe (maior ilha da República da Guiné-Bissau), que por sua vez é uma das 04 (quatro) Secções administrativas do Sector de Caio / Região de Cacheu. Esta comunidade, faz parte das Comunidades mais isoladas da Região de Cacheu, por situar na ilha de Pecixe, uma das Secções mais isoladas da região, com a população completamente desprovida de serviços básicos necessários para o sustento humano.

De acordo com os dados do diagnóstico comunitário realizado entre o final do ano 2019 e o início de 2020 no âmbito do programa “Desenvolvimento Económico Local (DEL), os principais problemas identificados nas comunidades da Secção de Pecixe foram:

  • Dificuldade de acesso ao serviço de saúde de qualidade;
  • Dificuldade de acesso a água potável;
  • Baixa produção agrícola;
  • Insuficiência de infraestruturas escolares e RH entre outros.

Todos estes elementos destacados, mostraram que urge a necessidade de uma intervenção imediata, afim de resolver os problemas acima mencionados, sobretudo no que diz respeito a questão de água potável, uma vez que os dados apontaram que existe uma ligação directa entre o consumo da água e o estado de saúde da população local. A péssima qualidade de água consumida e os esforços físicos empreendidos para obtenção da mesma, causam um  impacto muito forte na qualidade de vida da população de um modo geral, em particular das mulheres e crianças nas tarefas ligadas à água.

Por este motivo, o Governo Regional de Cacheu (através da Direcção Regional do Plano e Estatísticas da região de Cacheu elaborou um projecto para fazer face a esta situação e com o apoio financeiro do Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade, tem vindo a trabalhar no sentido de suprir esta necessidade primária.

O projecto além de melhorar e facilitar as condições de acesso à água potável para a população da Ilha de Pecixe (Comunidade de RENO), irá contribuir fortemente na redução de esforços físicos das mulheres e crianças, contribuindo desta forma para o seu bem-estar.

Veja abaixo as fotografias do projecto!

Furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pui nomi na no lista di emails