Passar para o conteúdo principal

Projecto de Melhoria das Condições de Acesso à Água Potável na Ilha de Pecixe (Comunidade de Reno)

24 Abril 2023
Projecto furo de água Cacheu

A Comunidade de RENO é uma das 09 (nove) comunidades da Secção de Pecixe (maior ilha da República da Guiné-Bissau), que por sua vez é uma das 04 (quatro) Secções administrativas do Sector de Caio / Região de Cacheu. Esta comunidade, faz parte das Comunidades mais isoladas da Região de Cacheu, por situar na ilha de Pecixe, uma das Secções mais isoladas da região, com a população completamente desprovida de serviços básicos necessários para o sustento humano.

De acordo com os dados do diagnóstico comunitário realizado entre o final do ano 2019 e o início de 2020 no âmbito do programa “Desenvolvimento Económico Local (DEL), os principais problemas identificados nas comunidades da Secção de Pecixe foram:

  • Dificuldade de acesso ao serviço de saúde de qualidade;
  • Dificuldade de acesso a água potável;
  • Baixa produção agrícola;
  • Insuficiência de infraestruturas escolares e RH entre outros.

Todos estes elementos destacados, mostraram que urge a necessidade de uma intervenção imediata, afim de resolver os problemas acima mencionados, sobretudo no que diz respeito a questão de água potável, uma vez que os dados apontaram que existe uma ligação directa entre o consumo da água e o estado de saúde da população local. A péssima qualidade de água consumida e os esforços físicos empreendidos para obtenção da mesma, causam um  impacto muito forte na qualidade de vida da população de um modo geral, em particular das mulheres e crianças nas tarefas ligadas à água.

Por este motivo, o Governo Regional de Cacheu (através da Direcção Regional do Plano e Estatísticas da região de Cacheu elaborou um projecto para fazer face a esta situação e com o apoio financeiro do Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade, tem vindo a trabalhar no sentido de suprir esta necessidade primária.

O projecto além de melhorar e facilitar as condições de acesso à água potável para a população da Ilha de Pecixe (Comunidade de RENO), irá contribuir fortemente na redução de esforços físicos das mulheres e crianças, contribuindo desta forma para o seu bem-estar.

Veja abaixo as fotografias do projecto!

Furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

Projecto furo de agua Cacheu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails