"Unidos pela saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau"
"Unidos pela saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau" é o lema do Fórum Nacional Sobre Cuidados Primários de Saúde realizado pelo Governo da Guiné-Bissau e a ONU, com o apoio de parceiros nacionais e internacionais.
O fórum que decorre entre os dias 6 à 8 do corrente mês, visa reunir esforços junto aos parceiros nacionais e internacionais, afim de ativar compromissos para melhorar o Bem-Estar da população guineense.
Temas como a imunização, controlo de doenças, saúde reprodutiva materna, saúde neonatal, infantil, de adolescentes, nutrição, entre outros foram abordados no decorrer deste fórum.
A troca de informações é muito útil para analisar a situação sanitária do país e encontrar soluções através de propostas concretas que fortaleçam o sistema de saúde, de modo tal a atender as necessidades da população e consequentemente melhorar o índice de saúde.
Para reafirmar o empenho no trabalho que se pretende realizar afim de mudar a realidade actual, foram estabelecidos os principais pilares do apelo à ação para revitalização dos Cuidados de Saúde Primário:
- Criar um ambiente favorável aos Cuidados de Saúde Primário e da Cobertura Universal de Saúde;
- Cadeia de aprovisionamento dos medicamentos essenciais, vacinas e insumos médicos;
- Recursos humanos para uma prestação eficaz de cuidados de saúde;
- Engajamento comunitário;
- Financiamento sustentável dos Cuidados de Saúde Primário.
Estas acções irão contribuir futuramente para melhorar o acesso aos cuidados de saúde e a qualidade dos serviços prestados.
É muito importante lembrar que o direito à saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a sí e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.
Veja abaixo as fotografias deste evento.