Passar para o conteúdo principal

"Unidos pela saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau"

8 Fevereiro 2023
Forum saúde

 

"Unidos pela saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau" é o lema do Fórum Nacional Sobre Cuidados Primários de Saúde realizado pelo Governo da Guiné-Bissau e a ONU, com o apoio de parceiros nacionais e internacionais.

O fórum que decorre entre os dias 6 à 8 do corrente mês, visa reunir esforços junto aos parceiros nacionais e internacionais, afim de ativar compromissos para melhorar o Bem-Estar da população guineense.

Temas como a imunização, controlo de doenças, saúde reprodutiva materna, saúde neonatal, infantil, de adolescentes, nutrição, entre outros foram abordados no decorrer deste fórum.

A troca de informações  é muito útil para analisar a situação sanitária do país e encontrar soluções através de propostas concretas que fortaleçam o sistema de saúde, de modo tal a atender as necessidades da população e consequentemente melhorar o índice de saúde.

Para reafirmar o empenho no trabalho que se pretende realizar afim de mudar a realidade actual,  foram estabelecidos os principais pilares do apelo à ação para revitalização dos Cuidados de Saúde Primário:

  • Criar um ambiente favorável aos Cuidados de Saúde Primário e da Cobertura Universal de Saúde;
  • Cadeia de aprovisionamento dos medicamentos essenciais, vacinas e insumos médicos;
  • Recursos humanos para uma prestação eficaz de cuidados de saúde;
  • Engajamento comunitário;
  • Financiamento sustentável dos Cuidados de Saúde Primário.

Estas acções irão contribuir futuramente para melhorar o  acesso aos cuidados de saúde e a qualidade dos serviços prestados. 

É muito importante lembrar que  o direito à saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a sí e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.

Veja abaixo as fotografias deste evento.

Forum Unidos pela saude

Forum sobre a saúde

Forum sobre a saúde

Forum sobre saude

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails