Skip to main content

Solusson: ​​Mecanismos de Prevenção e Respostas à Violência Baseada no Género na Região de Tombali​

Desenvolvido por: Centro Social Multifuncional Juvenil de Tombali​ (​CSMJT)

Apoiado por: Plataforma Na Nô Mon, PNUD e Banco Africano de Desenvolvimento

Dukumentu ku publikadu: 09 Jan 2023
Ultimu idison: 15 Dec 2023
142 odjada

Contexto

A Guiné-Bissau assinou e ratificou grande parte dos acordos internacionais e regionais mais relevantes sobre direitos humanos e de Violência Baseada no Género (VBG). Ainda que isso demonstre o comprometimento do país em eliminar as diferentes formas de violência baseada no género, e influenciar a política local, ainda há muito trabalho a ser feito a nível do país e a nível regional para consciencializar a população sobre os danos causados pela VBG e a necessidade de mudança.  

As instituições publicas, ainda carecem de mandatos claros em relação à VBG e a implementação de estratégias de prevenção da violência são insuficientes.
​No contexto local, a discriminação tradicional de género em todas as esferas da vida (social, económica e política) e abusos específicos, como a mutilação genital feminina e casamento precoce/forçado, persistem, sem um Estado de Direito forte e suficientemente comprometido com o respeito aos direitos humanos. Poucas instituições na Guiné-Bissau implementam intervenções sustentáveis de prevenção e repressão da VBG na Guiné-Bissau, e a maioria das instituições governamentais, organizações não-governamentais e agências do sistema das Nações Unidas concentram os seus recursos e prestação de serviços de resposta apenas na capital (Bissau). 

Segundo as informações recolhidas pelo Centro Social Multifuncional Juvenil de Tombali​, entre as 764.672 pessoas consideradas pobres na Guiné-Bissau, 53,5% são do sexo feminino e 38,7% do sexo masculino. O desemprego afecta 72% dos jovens, sobretudo as mulheres com idade compreendida entre os 15 e 34 anos a nível administrativo.

Objectivo

Este projeto pretende através da implementação das atividades concretas  incentivar os responsáveis pelas mudanças locais e os jovens a desenvolver iniciativas que abordem os desafios sociais, ambientais ou económicos nas suas comunidades, contribuindo para que haja mudanças estruturais locais e consequentemente melhorar a vida das mulheres. 

​O projeto  irá envolver as escolas no seu trabalho,  explorar o potencial de estudantes e da comunidade escolar dando início a um processo de aceleração de mudança social em suas respetiva comunidade, em vez de meramente reforçar as desigualdades existentes na comunidade. Ao mesmo tempo, sabendo que a sociedade guineense é patriarcal (sociedade em que os homens assumem a liderança do papel tanto a nível familiar como comunitário), torna-se extremamente importante a necessidade da participação dos homens neste projecto para garantir o sucesso dos resultados.

Para atingir os objectivos acima descritos, serão realizadas as seguintes actividades:

Seleção e capacitação de 20 animadores e colaboradores;

Produção de 20 manuais para capacitação dos animadores;

Realização de 40 palestras em 40 escolas e  nas comunidades

Realização de reuniões com lideres comunitários; 

Emissão de 300 Spot e 12 programas radiofónicos;

Realizaçãor de 5 peças teatrais em diferentes sectores;

Constituição de 40 núcleos de prevenção precoce de VBG nas escolas e comunidades;

Divulgar a Lei contra VBG e sobre excisão feminina

Impacto Social e Comunitário

Comunidades residentes nas zonas de intervenção do projecto e áreas circundantes consciencializadas sobre a importância da igualdade de género e de abandono das práticas que discriminam à mulher e meninas nas comunidades;  Fortalecimento de estruturas comunitárias das Organizações de Base Comunitária (OBCs) vibrantes que podem servir como um órgão mediador entre a comunidade, acelerando a mudança social; Trabalhos com líderes comunitários e religiosos, líderes informais, afim de  influenciar grandes decisões em uma comunidades  tradicionais; Participação dos Homens no processo de sensibilização na escola, etc.

 

Placa de Balcao de atendimento VBG

 

 

Conteúdo de formação para os formadores (teórica e prática)

 

Módulo I: (Violência Baseada no Género): Conceito violência, discriminação e desigualdades de Gênero. 2- Tipologias de VBG.3- Consequências imediatas, curto e longo prazo.

Módulo II: Construção de Género Baseada no Género: Conceitos de Género em diferentes perspectivas; Discriminações perpetuados pela condição feminina; Estereótipos de Género baseadas em: Crenças religiosas, Culturais e sociais que reforçam a desigualdades. Modulo

Módulo III: Violência dos direitos básicos: Saúde (Violência Obstétrica, MGF e Planeamento Familiar); Educação (Processo de escolarização e vantagem de escolarização) abolindo estereótipos de Género; Modulo

Módulo IV: Vagatura perante Novos tipos de crimes na sociedade Guineense & Ordenamento Jurídico de Proteção da Mulher: Feminicídio ; Constituição da República, Lei de Violência, Violência Doméstica, Lei de MGF e declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH); Desafios de redução da Violência baseada em Género.

Violencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

Violencia baseada na genero

VIolencia baseada no genero

Violencia baseada no genero

violencia baseada no genero

Violencia baseado em genero

Violencia Baseada no genero

 

Reflexão junto a comunidade local

Identificação dos Formadores

Idenficação dos formadores

Identificação dos formadores

 

Spot!

Ouça aqui o Spot de sensibilização que passa (9 vezes) diariamente na Rádio Educativa Voz de Tombali

 

 

 

Pa diskubri un lugar

Pui nomi na no lista di emails