Grupo de Jovens Selecionados Para Gerir um Centro de Empreendedorismo de Impacto Social
No dia 1 de julho, foi realizado o encerramento do Programa "Semente Verde" do Impact Hub Candidato Bissau, grupo de jovens selecionados para gerir um Centro de Empreendedorismo de Impacto Social.
O encerramento do programa procedeu-se após as quatro fases, nomeadamente de inspiração, formação, idealização e reforço, destinados aos estudantes do ensino superior das instituições académicas da Guiné-Bissau, Escola Nacional de Administração, Universidade Lusófona, Universidade Católica e Escola Internacional de Tecnologia e Gestão de Bissau.
O programa tem como foco a criação de empresas/plano de negócios, tendo a vertente conservação ambiental com enfoque na economia circular, visando o aumento o ciclo de vida dos resíduos plásticos.
Duas instituições que trabalham na área da conservação ambiental, nomeadamente o Ministério do Ambiente e o Instituto para a Biodiversidade e Áreas Marinhas Protegidas, assim como alguns empreendedores que já trabalham na área da criação de negócios foram convidados para partilhar experiências, melhores práticas e os desafios globais na área da conservação ambiental.
Onze ideias de negócios foram apresentados, tendo sido selecionados duas para a sua implementação. Uma voltada a produção de lonas a base de sacos plásticos e tecidos africanos de um grupo de dois Estudantes da Universidade Católica e outra com a produção de guarda roupa de um grupo de quatro estudantes da Escola Internacional de Tecnologia e Gestão de Bissau, com a mesma matéria-prima. Cada grupo foi premiado com um valor de quinhentos mil francos CFA (500.000, XOF) e terão acompanhamento do Impact Hub candidato Bissau para a sua execução, num período de três meses, isto é, outubro de 2022.
Impact Hub Candidato Bissau, uma iniciativa que tem financiamento do PNUD e da Fundação MAVA