Projecto Suta Mindjer Kaba Dja Produz Álbum Seriado Que Ilustra e Conceitua Diferentes Tipologias De Violência Com Base no Género
No quadro do projeto "Suta Mindjer kaba Dja!", executada pelo Movimento Mindjer Ika Tambur, subvencionada pelo PNUD, através da plataforma da Na Nô Mon, o MIKAT concebeu o álbum seriado que ilustra e conceitua diferentes tipologias de violência com base no Género, em destaque o feminicídio.
Um crime hediondo da manifestação de ódio contra a figura da mulher pela sua condição de ser mulher. Isto porque as mesmas representam uma camada social gravemente descriminada e desvalorizada temporalmente, sendo seres inferiorizadas e devem permanecer como submissas, sob dominação masculina.
Crime este que se assistiu nos últimos meses na Guiné-Bissau, que resultou na perda irreparável de duas vidas humanas, referente aos Casos da Nhalim Seide de 33 anos e Vitoria Gomes de 16 anos que aparentavam ser pessoas saudáveis, cheias de presença e um mundo à frente por explorar, foram chocantemente tiradas esse direito.
Perante esse fato, o Movimento Mindjer ika Tambur, além de lutar em prol da justiça ou julgamento desses casos, (que já é uma realidade), marca uma posição enquanto instituição de defesa dos direitos das meninas/mulheres, e igualmente através do projeto "Suta Mindjer kaba dja", deixando assim registrado no álbum seriado, a história dessas duas mulheres como símbolo de luta e resistência para afirmação dos direitos humanos das mulheres.
Neste momento, é possível ter acesso a este trabalho na Sede do MIKAT e brevemente estará disponível nas redes sociais e outros meios de comunicação.