Passar para o conteúdo principal

Projecto Suta Mindjer Kaba Dja Produz Álbum Seriado Que Ilustra e Conceitua Diferentes Tipologias De Violência Com Base no Género

4 Julho 2022
Mikat Album seriado

No quadro do projeto "Suta Mindjer kaba Dja!", executada pelo Movimento Mindjer Ika Tambur, subvencionada pelo PNUD, através da plataforma da Na Nô Mon, o MIKAT concebeu o álbum seriado que ilustra e conceitua diferentes tipologias de violência com base no Género, em destaque o feminicídio.

Um crime hediondo da manifestação de ódio contra a figura da mulher pela sua condição de ser mulher. Isto porque as mesmas representam uma camada social gravemente descriminada e desvalorizada temporalmente, sendo seres inferiorizadas e devem permanecer como submissas, sob dominação masculina.

Crime este que se assistiu nos últimos meses na Guiné-Bissau, que resultou na perda irreparável de duas vidas humanas, referente aos Casos da Nhalim Seide de 33 anos e Vitoria Gomes de 16 anos que aparentavam ser pessoas saudáveis, cheias de presença e um mundo à frente por explorar, foram chocantemente tiradas esse direito.

Perante esse fato, o Movimento Mindjer ika Tambur, além de lutar em prol da justiça ou julgamento desses casos, (que já é uma realidade), marca uma posição enquanto instituição de defesa dos direitos das meninas/mulheres, e igualmente através do projeto "Suta Mindjer kaba dja", deixando assim registrado no álbum seriado, a história dessas duas mulheres como símbolo de luta e resistência para afirmação dos direitos humanos das mulheres.

Neste momento, é possível ter acesso a este trabalho na Sede do MIKAT e brevemente estará disponível nas redes sociais e outros meios de comunicação. 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails