Skip to main content

13 de Junho Dia Internacional Para a Consciencialização do Albinismo

13 June 2022
Dia Internacional do Albinismo

O albinismo é uma doença genética que afeta a produção de melanina despigmentação da pele, pelos e olhos. Em alguns países, a discriminação associada a falta de informação e crenças faz com que muitas pessoas portadoras desta doença sentem-se isoladas e inseguras. Neste sentido, o dia 13 de Junho foi escolhido como Dia Internacional para a Consciencialização do Albinismo. O objectivo é divulgar informações sobre esta doença, garantir uma maior inclusão e participação dos albinos em todas as áreas.

Muito embora ao longo dos anos, muitas organizações têm vindo a trabalhar para combater os preconceitos ligados a esta doença, a violência física e psicológica ainda constituem um grande desafio em alguns países. 

No âmbito dos projectos comunitários apoiados pela Na Nô Mon, o projecto Nô Barsa Albino implementado pela Organização ONG Onda Solidária, têm vindo a trabalhar no sentido de sensibilizar a população sobre as problemáticas relacionadas ao preconceito, estigma, mitos e  superstições que muito têm contribuído para a discriminação das pessoas com albinismo no mundo.

“Unidos em fazer nossas vozes serem ouvidas” é o lema escolhido este ano para comemorar esta data,

Veja abaixo o relato sobre a problemática do albinismo no país contado em primeira pessoa por Marçalino Nhasse.

 

Pui nomi na no lista di emails