13 de Junho Dia Internacional Para a Consciencialização do Albinismo
O albinismo é uma doença genética que afeta a produção de melanina despigmentação da pele, pelos e olhos. Em alguns países, a discriminação associada a falta de informação e crenças faz com que muitas pessoas portadoras desta doença sentem-se isoladas e inseguras. Neste sentido, o dia 13 de Junho foi escolhido como Dia Internacional para a Consciencialização do Albinismo. O objectivo é divulgar informações sobre esta doença, garantir uma maior inclusão e participação dos albinos em todas as áreas.
Muito embora ao longo dos anos, muitas organizações têm vindo a trabalhar para combater os preconceitos ligados a esta doença, a violência física e psicológica ainda constituem um grande desafio em alguns países.
No âmbito dos projectos comunitários apoiados pela Na Nô Mon, o projecto Nô Barsa Albino implementado pela Organização ONG Onda Solidária, têm vindo a trabalhar no sentido de sensibilizar a população sobre as problemáticas relacionadas ao preconceito, estigma, mitos e superstições que muito têm contribuído para a discriminação das pessoas com albinismo no mundo.
“Unidos em fazer nossas vozes serem ouvidas” é o lema escolhido este ano para comemorar esta data,
Veja abaixo o relato sobre a problemática do albinismo no país contado em primeira pessoa por Marçalino Nhasse.