Skip to main content

Solusson: Além das Barreiras - Atividades geradoras de rendimento pela inclusão das pessoas vulneráveis na área de Cumura

Desenvolvido por: AIFO

Apoiado por: PNUD-Económia Azul como Catalisador da Recuperação Verde-Unidade Estratégica e Económica

Dukumentu ku publikadu: 12 Apr 2022
Ultimu idison: 01 Jun 2022
113 odjada

Contexto do projeto: O projeto, desenvolvido em parceria com a AIFO, visa ativar um caminho sustentável para que pessoas vulneráveis ​​criem atividades geradoras de renda que contribuam para sua independência econômica e inclusão financeira através da diversificação dos meios de subsistência sustentáveis ​​disponíveis. Os principais beneficiários são as pessoas com deficiência, com foco nas mulheres e serão financiadas para iniciar uma microempresa ligada à economia azul em Cumura (região do Biombo).  A Federação das Associações de Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau (FADPD GB), o Hospital do Mal de Hansen de Cumura e a Direção-Geral da Inclusão Social estão a apoiar a AIFO na implementação no terreno. 

Objetivo do projeto: A intervenção, financiada pelo projeto “Economia Azul como Catalisadora da Recuperação Verde” e pelo programa de inclusão financeira apoiado pela Unidade Estratégica e Económica, tem dois principais resultados esperados: a criação de uma incubadora de start-ups e a sensibilização inclusão nas comunidades locais. A promoção da independência econômica das pessoas vulneráveis ​​em Cumura é o objetivo principal.

Desenvolvimento do projeto até o momento (Actividades/Acções)

Foi feito um estudo de viabilidade para estimar vendas, custos e vida útil das empresas para melhor orientar a pré-seleção das ideias de pequenos negócios que participarão do projeto. Um especialista em economia azul, um especialista em desenvolvimento de negócios e dois mentores já foram selecionados para apoiar os participantes ao longo do processo, desde a conscientização inicial sobre as oportunidades da economia azul até o treinamento em gestão financeira, logística, estrutura legal e administração, incluindo também o monitoramento e avaliação do empreendedorismo. Foram realizados vários djumbai para aumentar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência em todos os níveis e também serão replicados nos diferentes bairros da área nas próximas semanas.     A equipa de implementação também organizou algumas sessões para explicar os objetivos do projeto e começou a inscrever os participantes na formação sobre empreendedorismo e modelos de negócio.   

Perfil dos beneficiários é o seguinte: Trinta (30) empresários ou cooperativas de Cumura receberão treinamento e apoio para implementar seus planos de negócios. Os doze (12) melhores também receberão apoio financeiro e apoio ao desenvolvimento de negócios para tornar seus planos de negócios reais. O principal critério para selecionar os participantes é promover o empoderamento de pessoas com deficiência, pessoas acometidas pela hanseníase e mulheres.  

Impactos sociais

Os principais impactos são a inclusão social de pessoas com deficiência e a geração de renda para pessoas vulneráveis ​​por meio da diversificação dos meios de subsistência. Os cursos de capacitação e o desenvolvimento de atividades geradoras de renda para pessoas com deficiência contribuirão tanto para sua inclusão social quanto para sua independência econômica. 

Projeto Além das Barreiras

Projeto além das barreiras

Projeto Além das Barreiras

Projeto Além Barreiras

 

Pui nomi na no lista di emails