Solução: Além das Barreiras - Atividades geradoras de rendimento pela inclusão das pessoas vulneráveis na área de Cumura
Desenvolvido por: AIFO
Apoiado por: PNUD-Económia Azul como Catalisador da Recuperação Verde-Unidade Estratégica e Económica
Contexto do projeto: O projeto, desenvolvido em parceria com a AIFO, visa ativar um caminho sustentável para que pessoas vulneráveis criem atividades geradoras de renda que contribuam para sua independência econômica e inclusão financeira através da diversificação dos meios de subsistência sustentáveis disponíveis. Os principais beneficiários são as pessoas com deficiência, com foco nas mulheres e serão financiadas para iniciar uma microempresa ligada à economia azul em Cumura (região do Biombo). A Federação das Associações de Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau (FADPD GB), o Hospital do Mal de Hansen de Cumura e a Direção-Geral da Inclusão Social estão a apoiar a AIFO na implementação no terreno.
Objetivo do projeto: A intervenção, financiada pelo projeto “Economia Azul como Catalisadora da Recuperação Verde” e pelo programa de inclusão financeira apoiado pela Unidade Estratégica e Económica, tem dois principais resultados esperados: a criação de uma incubadora de start-ups e a sensibilização inclusão nas comunidades locais. A promoção da independência econômica das pessoas vulneráveis em Cumura é o objetivo principal.
Desenvolvimento do projeto até o momento (Actividades/Acções)
Foi feito um estudo de viabilidade para estimar vendas, custos e vida útil das empresas para melhor orientar a pré-seleção das ideias de pequenos negócios que participarão do projeto. Um especialista em economia azul, um especialista em desenvolvimento de negócios e dois mentores já foram selecionados para apoiar os participantes ao longo do processo, desde a conscientização inicial sobre as oportunidades da economia azul até o treinamento em gestão financeira, logística, estrutura legal e administração, incluindo também o monitoramento e avaliação do empreendedorismo. Foram realizados vários djumbai para aumentar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência em todos os níveis e também serão replicados nos diferentes bairros da área nas próximas semanas. A equipa de implementação também organizou algumas sessões para explicar os objetivos do projeto e começou a inscrever os participantes na formação sobre empreendedorismo e modelos de negócio.
Perfil dos beneficiários é o seguinte: Trinta (30) empresários ou cooperativas de Cumura receberão treinamento e apoio para implementar seus planos de negócios. Os doze (12) melhores também receberão apoio financeiro e apoio ao desenvolvimento de negócios para tornar seus planos de negócios reais. O principal critério para selecionar os participantes é promover o empoderamento de pessoas com deficiência, pessoas acometidas pela hanseníase e mulheres.
Impactos sociais
Os principais impactos são a inclusão social de pessoas com deficiência e a geração de renda para pessoas vulneráveis por meio da diversificação dos meios de subsistência. Os cursos de capacitação e o desenvolvimento de atividades geradoras de renda para pessoas com deficiência contribuirão tanto para sua inclusão social quanto para sua independência econômica.