Formação das Mulheres Rurais de Tombali
A cidade de Buba acolheu durante quatro dias (24 à 27 de março), a formação das Mulheres Rurais de Tombali.
Organizado pela Tiniguena em parceria com o PAM no âmbito do projeto “Mulheres Rurais Garantes da Produção, Seguras nos Direitos e na Consolidação da Paz”, o evento reuniu 48 mulheres rurais provenientes de 24 tabancas e 4 setores.
Esta formação serviu como um espaço de intercâmbio e de troca de experiências entre as mulheres rurais provenientes de realidades e tabancas diferentes, mas também um momento particular para apresentar aos decisores suas necessidades e dificuldades pelas quais passam enquanto produtoras e principais garantes da vida familiar, económica e social, na expectativa de que possam inspirar umas as outras, além de reforçar a sua capacidade de pressão, de construção de possibilidades de intervenção conjunta de melhoria das suas condições de vida, do reforçar o espaço de diálogo entre as participantes e as autoridades locais, nacionais e internacionais.
Espera-se com esta formação que as mulheres rurais possam reforçar articulações entre si no quadro das parcerias e alianças para advogar sobre causas que lhes são comuns. Por outro lado, que estejam engajadas na advocacia a favor dos seus direitos e necessidades com mais efectividade, bem como ampliar as suas vozes em diálogos e plataformas locais, regionais e nacionais.
Desta forma a aposta nestas ações de capacitação incluem estratégias de sensibilização e pressão para com as autoridades sobre a proteção e promoção dos direitos das mulheres rurais, resultando de um trabalho protagonizado por movimentos sociais femininos rurais defensoras da equidade e garantindo um ambiente de paz nas suas comunidades.
Esta iniciativa foi financiada pelo Fundo da Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBF).
Veja as fotografias desta iniciativa