Iniciativa Piloto Para Melhorar as Relações Intercomunitárias Em Comunidade Afectadas Por Conflictos de Posse de Terra
Uma missão da Universidade de Cambridge esteve em Outubro e em Dezembro do ano passado na Guiné-Bissau para a implementação de uma iniciativa piloto que pretende melhorar as relações intercomunitárias em comunidades afetadas por conflitos e tensões, nomeadamente de posse de terra, observando se as tensões diminuem quando os laços sociais aumentam. Neste sentido, foram realizados alguns trabalhos nas comunidades de Arame e Elia, em São Domingos, e de Iungum e Sum, em Nhacra.
Na primeira fase, foi feita uma auscultação com as comunidades locais para compreender sinais de coexistência pacífica e de bem-estar intercomunitário.
Na segunda fase, foi realizada um exercício com as comunidades atualmente em tensão para que encontrem consensos quanto a aspetos que melhorariam a vida de todos.
O projeto irá passar agora para a terceira fase, considerada a última fase, onde serão realizadas pequenas intervenções com base nos exercícios feitos com as comunidades, para perceber se uma maior interação e contacto para atingir um objetivo comum pode reduzir conflitos.
Esta é uma iniciativa do projeto “Estabilização Política e Reforma através do aumento da confiança mútua e diálogo inclusivo”, implementado pelo PNUD Guiné-Bissau com o apoio do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas.
Veja o vídeo e as fotografias desta iniciativa!