Passar para o conteúdo principal

Iniciativa Piloto Para Melhorar as Relações Intercomunitárias Em Comunidade Afectadas Por Conflictos de Posse de Terra

10 Fevereiro 2022
Missão de Cambrige

Uma missão da Universidade de Cambridge esteve em Outubro e em Dezembro do ano passado na Guiné-Bissau para a implementação de uma iniciativa piloto que pretende melhorar as relações intercomunitárias em comunidades afetadas por conflitos e tensões, nomeadamente de posse de terra, observando se as tensões diminuem quando os laços sociais aumentam. Neste sentido, foram realizados alguns trabalhos nas comunidades de Arame e Elia, em São Domingos, e de Iungum e Sum, em Nhacra.

Na primeira fase, foi feita uma auscultação com as comunidades locais para compreender sinais de coexistência pacífica e de bem-estar intercomunitário.

Na segunda fase, foi realizada um exercício com as comunidades atualmente em tensão para que encontrem consensos quanto a aspetos que melhorariam a vida de todos.

O projeto irá passar agora para a terceira fase, considerada a última fase, onde serão realizadas pequenas intervenções com base nos exercícios feitos com as comunidades, para perceber se uma maior interação e contacto para atingir um objetivo comum pode reduzir conflitos.

Esta é uma iniciativa do projeto “Estabilização Política e Reforma através do aumento da confiança mútua e diálogo inclusivo”, implementado pelo PNUD Guiné-Bissau com o apoio do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas.

Veja o vídeo e as fotografias desta iniciativa!

Missão Cambridge

Missão Cambridge

Missão Cambridge

Missão Cambridge

Missão Cambridge

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails