Skip to main content

Aumento de Casos da COVID-19 na Guiné-Bissau, Mais de 100 Casos em Três Dias

12 January 2022
Coronavirus

Segundo o Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau é "preocupante o aumento de novos casos registados no país.  Os casos ultrapassaram 100 em três dias.

"É preocupante e já estamos tecnicamente a acompanhar a situação",  afirmou o médico Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado para Covid-19.

É importante sublinhar que segundo os resultados preliminares de estudos de sequenciação do genoma, as variantes Ómicron e Gama da doença provocada pelo novo coronavírus estão a circular na Guiné-Bissau.

 "Estes são os resultados preliminares que dão indicações da existência da variante Omicron, mas continuamos a ter a outras variantes identificadas em outros exercícios de sequenciação, nomeadamente a Delta" disse o médico Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado para a Covid-19. Contudo, os estudos de sequenciação do genoma estão a ser realizados pelo laboratório da Universidade Jean Piaget e pelo laboratório NoLab em colaboração com o Instituto Pasteur em Dacar.

Plácido Cardoso explicou ainda que "Mas um elemento novo, para além da Ómicron, é a identificação nestes resultados preliminares da presença da variante Gama, que é a variante brasileira, e é a primeira vez que é identificada".

Estas informações fornecidas pelo Alto Comissariado, mostram claramente que a situação piorou nestas ultimas semanas e que é cada vez mais importante reforçar os mecanismos de combate a doença.

As medidas de prevenção como: Utilizar a máscara,  lavar frequentemente às mãos, manter o distanciamento físico, evitar aglomerações,  ainda continuam a ser fundamentais para o combate à doença.  O Alto Comissariado continua a pedir a população guineense para adoptarem todas as medias de prevenção, recordando ainda a importância da vacina neste sentido. 

Veja o Boletim Diário e entenda a situação epidemiológico da Covid-19 na Guiné-Bissau neste momento.

Boletim Epidemiológico

 

 

 

Pui nomi na no lista di emails