Aumento de Casos da COVID-19 na Guiné-Bissau, Mais de 100 Casos em Três Dias
Segundo o Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau é "preocupante o aumento de novos casos registados no país. Os casos ultrapassaram 100 em três dias.
"É preocupante e já estamos tecnicamente a acompanhar a situação", afirmou o médico Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado para Covid-19.
É importante sublinhar que segundo os resultados preliminares de estudos de sequenciação do genoma, as variantes Ómicron e Gama da doença provocada pelo novo coronavírus estão a circular na Guiné-Bissau.
"Estes são os resultados preliminares que dão indicações da existência da variante Omicron, mas continuamos a ter a outras variantes identificadas em outros exercícios de sequenciação, nomeadamente a Delta" disse o médico Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado para a Covid-19. Contudo, os estudos de sequenciação do genoma estão a ser realizados pelo laboratório da Universidade Jean Piaget e pelo laboratório NoLab em colaboração com o Instituto Pasteur em Dacar.
Plácido Cardoso explicou ainda que "Mas um elemento novo, para além da Ómicron, é a identificação nestes resultados preliminares da presença da variante Gama, que é a variante brasileira, e é a primeira vez que é identificada".
Estas informações fornecidas pelo Alto Comissariado, mostram claramente que a situação piorou nestas ultimas semanas e que é cada vez mais importante reforçar os mecanismos de combate a doença.
As medidas de prevenção como: Utilizar a máscara, lavar frequentemente às mãos, manter o distanciamento físico, evitar aglomerações, ainda continuam a ser fundamentais para o combate à doença. O Alto Comissariado continua a pedir a população guineense para adoptarem todas as medias de prevenção, recordando ainda a importância da vacina neste sentido.
Veja o Boletim Diário e entenda a situação epidemiológico da Covid-19 na Guiné-Bissau neste momento.