Solusson: Suta Mindjer Kaba Dja
Desenvolvido por: Movimento Mindjer ika Tambur
Apoiado por: Plataforma Na Nô Mon, GEF SGP PNUD
Contexto
O projecto Suta Mindjer Kaba Dja é um projecto educativo que visa dar respostas aos problemas de violências diagnosticado na sociedade guineense , tanto no meio rural e urbano, em que fortemente é verificado a cultura de "matchundade" que de certa forma é dominante à cultura do patriarcado, um sistema da qual inibe seriamente a capacidade da mulher através dos actos da violência que são normalizadas com base nos factores étnicos e religiosos, reforçada com alguns preconceitos, mitos e estereótipos que acaba por levar a mulher na dependência emocional, económica e submissão, gerando assim à não autonomia de mulher.
Objectivo: O problema da mulher é um dilema milenar muito enraizada na sociedade, inclusive fundamentada no mito de origem humano das religiões monoteístas, tradições africanas e da maior parte dos grupos étnicos da Guiné-Bissau que de certa forma naturaliza a submissão e descriminação do feminino, e sendo assim, um problema estrutural e conjuntural ou seja estamos a lidar com um gigante, porém não podemos ficar de mãos atadas, nesta senda estamos envolvidas nessa empreitada lutando gradualmente com esse gigante, através das iniciativas que visam resgatar a dignidade humana do ser mulher de uma forma equitativa e sustentável sem deixar ninguém para trás. Portanto, formar, capacitar sensibilizar na matéria de género, empoderamento, liderança feminina e empreendedorismo feminino são os principais objectivos deste projecto.
Impacto social e comunitário
- Capacitar 50 mulheres e meninas nas temáticas de género (violências e discriminações com base no género empoderamento feminino empreendedorismo e liderança feminina) durante dez (10) sessões.
- Capacitar e consciencializar oitenta (80) agentes policiais sobre instrumentos jurídicos nacionais e internacionais que suportam os direitos humanos das meninas e mulheres no contexto de género, violências e discriminações, de 8 esquadras no SAB em cada seleccionaremos 10 polícias beneficiários que serão replicadores de informações para 400 agentes.
- Produzir manuais, álbum seriado e multimídias (vídeos clips, músicas, documentários).
- Formar 50 músicos da nova geração nas temáticas da violência artística e técnicas de denúncias
Novo Componente!
Projecto
Suta Mindjer Kaba Dja & Nô Na Kume Nô Balur
Contexto
O referido projeto financiado pelo SGP, GEF e PNUD é uma extensão do Projecto "Suta Mindjer Kaba dja" financiado pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon, que tem vindo a trabalhar no sentido de formar, capacitar, sensibilizar na matéria de género, empoderamento, liderança e empreendedorismo feminino.
O projeto Nô Na kumé Nô Balur tem como principal objectivo por um lado mitigar os impactos ambientais através da agroecologia e por outro lado proporcionar a redução da desigualdade de género, considerando que em tempos de crises e de eventos climáticos com consequências graves cada vez mais frequentes, as camadas mais vulneráveis são as que mais sofrem, agravando deste modo as desigualdades já existentes e aumentando o grau de vulnerabilidade.
Neste sentido, projetos como estes, acabam por ser de extrema importância pelas ações que exercem em conciliar medidas de redução ou mitigação da desigualdade, violência baseada no género e impacto ambiental, priorizando assim a luta diária das mulheres. A conjugação destes elementos, irá permitir uma maior participação das mulheres em diferentes esferas de tomada de decisão no que tange a políticas voltadas para a questão de Género associadas a economia e ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Um grupo de 50 mulheres da fileira hortícola vinculadas à Granja Pessubé beneficiarão de forma directa deste projecto.
Veja fotografias e video sobre o projecto!
No Dia Internacional da Mulher, veja a entrevista da coordenadora do Movimento Mindjer Ika Tambur, Yolanda Victor Monteiro Garrafão.
Vídeo produzido pela MIKAT no âmbito deste projecto
Ouça aqui a entrevista do Director do Centro Cultural Franco Bissau Guineense acerca deste documentário
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Participação do MIKAT no Atelier Internacional (Senegal) de Treinamento Sobre Controle Biológico e Biofertilizante
Resultados de produção agrícola alcançados pelas beneficiárias
Formação no domínio da educação ambiental: Evolução histórica de problemáticas de meio ambiente; Surgimento da educação ambiental, seu conceito e seus objetivos; Meio Ambiente sua noção e classificação; Ecologia ( Ecologia Humana)
Produção de Sacolas para desencentivar o uso de sacos de plástico - Incentivar o empreendedorismo
Formação dos agentes dos Orgãos de Polícia Criminal sobre Violência com base no Género e assistência no quadro jurídico e psicossocial.
Fotografias das atividades do projecto(sensibilização da popuplação e capacitação de músicos sobre a violência e o direito das mulheres)
Abordagem sobre empreendedorismo, a criatividade e recilagem...