
Solução: Suta Mindjer Kaba Dja
Contexto
O projecto Suta Mindjer Kaba Dja é um projecto educativo que visa dar respostas aos problemas de violências diagnosticado na sociedade guineense , tanto no meio rural e urbano, em que fortemente é verificado a cultura de "matchundade" que de certa forma é dominante à cultura do patriarcado, um sistema da qual inibe seriamente a capacidade da mulher através dos actos da violência que são normalizadas com base nos factores étnicos e religiosos, reforçada com alguns preconceitos, mitos e estereótipos que acaba por levar a mulher na dependência emocional, económica e submissão, gerando assim à não autonomia de mulher.
Objectivo: O problema da mulher é um dilema milenar muito enraizada na sociedade, inclusive fundamentada no mito de origem humano das religiões monoteístas, tradições africanas e da maior parte dos grupos étnicos da Guiné-Bissau que de certa forma naturaliza a submissão e descriminação do feminino, e sendo assim, um problema estrutural e conjuntural ou seja estamos a lidar com um gigante, porém não podemos ficar de mãos atadas, nesta senda estamos envolvidas nessa empreitada lutando gradualmente com esse gigante, através das iniciativas que visam resgatar a dignidade humana do ser mulher de uma forma equitativa e sustentável sem deixar ninguém para trás. Portanto, formar, capacitar sensibilizar na matéria de género, empoderamento, liderança feminina e empreendedorismo feminino são os principais objectivos deste projecto.
Impacto social e comunitário
- Capacitar 50 mulheres e meninas nas temáticas de género (violências e discriminações com base no género empoderamento feminino empreendedorismo e liderança feminina) durante dez (10) sessões.
- Capacitar e consciencializar oitenta (80) agentes policiais sobre instrumentos jurídicos nacionais e internacionais que suportam os direitos humanos das meninas e mulheres no contexto de género, violências e discriminações, de 8 esquadras no SAB em cada seleccionaremos 10 polícias beneficiários que serão replicadores de informações para 400 agentes.
- Produzir manuais, álbum seriado e multimídias (vídeos clips, músicas, documentários).
- Formar 50 músicos da nova geração nas temáticas da violência artística e técnicas de denúncias
No Dia Internacional da Mulher, veja a entrevista da coordenadora do Movimento Mindjer Ika Tambur, Yolanda Victor Monteiro Garrafão.
Fotografias das atividades do projecto(sensibilização da popuplação e capacitação de músicos sobre a violência e o direito das mulheres)
Abordagem sobre empreendedorismo, a criatividade e recilagem...