Skip to main content

Liamba Um Problema Sério Para a Juventude Guineense

4 May 2021
Liamba

Um estudo divulgado pela Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), na Casa dos Direitos concluiu que 80 porcento das famílias têm alguém que consome liamba.

Segundo o presidente da RENAJ Seco Duarte,  o consumo de liamba  “está a crescer em Bissau”   e os dados recolhidos em bairros como Bandim, Bairro Militar, Mindara, Hafia, Belém, Reno, mostram esta realidade.

De acordo com Seco Duarte, um dos factores que permite identificar o aumento do consumo é que "cada vez mais"  nota -se  que  o número  de jovens com problemas psíquicos em Bissau está a aumentar.  O mesmo diz ainda  “O país está a criar um exército de delinquentes, já lá vão quatro anos que as escolas andam em percalços”, mas também, apelou a juventude para a responsabilidade que os mesmos têm. 

Perante esta situação, o objectivo da organização é partilhar os resultados do estudo com outras entidades no país e ainda prosseguir com a educação cívica com a finalidade de consciencializar os jovens sobre o problema do consumo de droga, conforme sublinhou Seco Duarte.

O coordenador da Casa dos Direitos, Gueri Gomes lamentou a situação geral da juventude guineense e afirmou que o consumo de liamba “está a minar a esperança dos jovens na Guiné-Bissau”.

Estes dados são muito preocupantes considerando que a população jovem representa  o futuro de um país.  

 

 

Pui nomi na no lista di emails