Liamba Um Problema Sério Para a Juventude Guineense
Um estudo divulgado pela Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), na Casa dos Direitos concluiu que 80 porcento das famílias têm alguém que consome liamba.
Segundo o presidente da RENAJ Seco Duarte, o consumo de liamba “está a crescer em Bissau” e os dados recolhidos em bairros como Bandim, Bairro Militar, Mindara, Hafia, Belém, Reno, mostram esta realidade.
De acordo com Seco Duarte, um dos factores que permite identificar o aumento do consumo é que "cada vez mais" nota -se que o número de jovens com problemas psíquicos em Bissau está a aumentar. O mesmo diz ainda “O país está a criar um exército de delinquentes, já lá vão quatro anos que as escolas andam em percalços”, mas também, apelou a juventude para a responsabilidade que os mesmos têm.
Perante esta situação, o objectivo da organização é partilhar os resultados do estudo com outras entidades no país e ainda prosseguir com a educação cívica com a finalidade de consciencializar os jovens sobre o problema do consumo de droga, conforme sublinhou Seco Duarte.
O coordenador da Casa dos Direitos, Gueri Gomes lamentou a situação geral da juventude guineense e afirmou que o consumo de liamba “está a minar a esperança dos jovens na Guiné-Bissau”.
Estes dados são muito preocupantes considerando que a população jovem representa o futuro de um país.