Crianças (de 7 a 12) Mostram a Sua Visão Sobre os Direitos Humanos Através da Arte
Decorreu no dia 13 do corrente mês no Centro Cultural Franco Bissau Guineense(CCFBG) um evento onde escolas do ensino básico (públicas e privadas, com crianças de 7 a 12 ) mostram através da arte a sua visão sobre os direitos humanos. Este evento que enquadra-se no âmbito da comemoração de Quinzena dos Direitos e visa promover a nível nacional a criação de bandas desenhadas e obras de arte (pinturas) que retratem os direitos humanos através de expressões artísticas.
Assim sendo, durante o evento foi realizado um workshop e concurso de Banda Desenhada/Pintura. Durante a realização das obras (ao vivo), os participantes tiveram a oportunidade de interagir com professionais da área e entender um pouco mais sobre as técnicas utilizadas para a produção das respetivas artes. A qualidade das obras produzidas após a realização do workshop demonstra o potencial dos participantes como futuros artistas.
Os trabalhos realizados foram selecionados e avaliados pelos jurís, o que resultou na escolha de três vencedores de ambas as categorias (Banda desenhada e Pintura). O montante recebido será para compra de materiais escolares, para pagar a propina dos vencedores e apoiar a escola.
Este evento faz parte do projetoArte como Ativismo: Fomentando o Diálogo e a Ação pelos Direitos Humanos que foi elaborado com objectivo de narrar histórias de direitos humanos e sobre direitos humanos na Guiné-Bissau, de um modo geral, mas principalmente para abordar questões que tenham uma relação direta com as seguintes áreas: Juventude e Acesso ao Emprego; Mulheres e Violência Baseada no Género; Crianças e Nutrição, Pessoas com Deficiência, Educação, Proteção social, Justiça social e Resistência às Alterações Climáticas.
Esta iniciativa implementada pela ONG Arte e Cultura é financiada pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon e tem o apoio técnico do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Veja abaixo as fotografias deste emocionante momento!