Skip to main content

Workshop - Arte como Ativismo: Fomentando Diálogo e Ação pelos Direitos Humanos

15 October 2024
Screenshot

Decorreu entre os dias 11 e 12 do corrente mês um workshop dedicado a banda desenhada e pintura.
Os artistas que participaram deste workshop e que fazem parte deste projeto tiveram a oportunidade de interagir com profissionais da área afim de melhorar as técnicas de trabalho e garantir desta forma uma melhor qualidade dos trabalhos apresentados.

Este workshop vem na sequência de um percurso realizado anteriormente após o lançamento do projeto que ocorreu em 9 regiões do país (incluindo SAB) e que contou com a participação total de 485 pessoas (216 mulheres, 272 homens e 16 pessoas com deficiência). A seguir o lançamento, os participantes das mesmas regiões tiveram alguns meses para refletirem sobre a temática e apresentarem os seus trabalhos que sucessivamente foram selecionados e avaliados por júris de diversas organizações (para garantir uma maior transparência) resultando assim na seleção de artistas para participarem deste workshop que visa capacitar os artistas, permitindo que haja uma maior informação e enriquecimento nas técnicas de trabalho.  

Além da componente teórica, o workshop contou com uma parte prática que permitiu aos artísticas colocarem de imediato todo o aprendizado. No evento participaram vários profissionais guineenses artistas plásticos como Carlito Barros (Carbar), Lemos Djata entre outros, e também o artista plástico brasileiro Freddy Monteiro. No que diz respeito a  Banda desenhada o  cartoonista angolano Sérgio Piçarra partilhou a sua experiencia  e também abordou os seguintes temas: Poder da Banda desenhada como ferramenta de comunicação que abrange várias áreas: Social, económica, política, cultural e ambiental etc; Indústrias criativas: Oportunidade de emprego; Mercado, Criatividade, Fonte de Rendimento; Banda Desenhada - Desafios internacionais & contexto PALOP.

Como resultado deste workshop foram produzidos vários trabalhos interessantes que refletem explicitamente o olhar dos artistas sobre os direitos humanos. A seguir os trabalhos de ambas categorias (Banda desenhada e Pintura) foram avaliados e os vencedores receberam os seguintes prémios no valor de 500.000 XOF para o primeiro lugar, 300,000XOF para o segundo lugar e 150,000 para o terceiro lugar.

É importante salientar que todos os trabalhos apresentados têm uma relação direta com as seguintes áreas: Juventude e Acesso ao Emprego; Mulheres e Violência Baseada no Género; Crianças e Nutrição, Pessoas com Deficiência, Educação, Proteção social, justiça social e resistência às alterações climáticas.

O projeto Arte como Ativismo: Fomentando Diálogo e Ação pelos Direitos Humanos é um projeto lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento através da Plataforma Na Nô Mon em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos e implementado pela ONG Polon Arte e Cultura.
Para mais informações sobre este projeto veja  
Veja abaixo as fotografias deste workshop

Banda Desenhada

Banda Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Participantes

Arte e pintura

Pintura

Pintura

 

 

 

Pui nomi na no lista di emails