Solusson: Melhoria de acesso a água para o consumo humano
Compra de materiais e equipamentos para construção de fontenário
Desenvolvido por: Direito ao Bem-estar, Saúde, Alimentação e Abrigo
Apoiado por: Ianda Guiné! Djuntu,União Europeia,Associação Naforé,Ianda Guiné
Na tabanca de Sintcham Alais um dos maiores problemas que enfrentam os seus populares é o acesso a água potável em quantidade suficiente para todos os moradores.
Atualmente a tabanca conta com um poço e um furo que funcionam porem perante o evidente crescimento da tabanca e dos seus moradores essas fontes de água já não são suficientes para a tabanca toda sobretudo na época de seca e as mulheres têm que se deslocar ao redor de 01 km (um quilometro) de distância para apanharem a água de furo ou de poço que servem para consumo. Isto porque inicialmente a tabanca estava somente mais para a zona de abaixo e atualmente a tabanca cresceu e as pessoas que estão nos arredores da estrada andam 1km para apanharem água nas duas fontes de água (furo e poço) da tabanca que estão na mesma zona e próximas. Tem vários poços simples na tabanca mais todos estão secas só funciona estes 02 (dois) furo e poço.
A principal consequência observada são os crescentes conflitos na tabanca sobretudo entre as mulheres que são obrigadas a aglomerarem-se nesses pontos de água devido a sua insuficiência e segundo os moradores esse fato pode acarretar consequências piores no futuro.
A solução identificada para a resolução dessa problemática é a construção de 03 (três) fontenários na tabanca distribuídas estrategicamente com o intuito de melhorar o acesso equitativo de água para todos os moradores. Um (fontanário) será colocado onde está o atual poço (que servirá de fonte para os fontanários tendo água em abundância) e os outros 02 (dois) serão canalizados para a zona da estrada onde não há furo e nem poço.
Com a construção dos fontenários vai se diminuir significativamente a insuficiência da água na tabanca e melhorar o acesso.