Skip to main content

Guiné Bissau Lança Página oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação internacional e das Comunidades

22 March 2023
Lançamento do site do ministério dos negócios estrangeiros

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação internacional e das Comunidades lançou ontem dia 21 de Março, a página oficial página oficial de website do Ministério, feita em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A página que pode ser consultada através de www.mne.gw é sem dúvida um excelente instrumento de comunicação que irá  contribuir para aumentar a quantidade e a qualidade de informações referentes ao país, uma vez que contém várias informações que são de extrema utilidade para os cidadãos guineenses e todos aqueles que desejam descobrir mais sobre o país.

O portal  além de fornecer informações sobre as embaixadas do país no estrangeiro,  permite também ter o acesso direto aos órgãos de comunicação social estatais, bem como  informações sobre as ações do governo. Para melhorar o serviço, o cidadão poderá utilizar a secção de Sugestão/Denúncia presente na página para enviar as suas sugestões ou alertar/denunciar algo relacionado aos serviços prestados.

Pagina website do Ministerio dos negocios estrangeiros

Segundo a Ministra de Estado, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa “O guineense que está no exterior pode através desta página saber o que se passa no dia-a-dia do seu país". Este é um objetivo realizado e enquanto responsável pela diáspora penso que estamos a fazer um serviço de imensa utilidade pública e a permitir a aproximação da diáspora ao país”.

No mundo de hoje, esta ferramenta de trabalho é considerada essencial porque permite o país estar conectado com o resto do mundo, abrir portas, criar oportunidades de parcerias e de negócios, e fortalecer a política externa do país.

Para a Ministra  Suzi Barbosa  "esta página é uma abertura de uma janela da Guiné-Bissau para o mundo. Para que quando as pessoas querem saber mais sobre a Guiné-Bissau abrissem a página web e fossem imediatamente informadas sobre o que ocorre no seu país".

O Representante Residente do PNUD, Tjark Egenhoff presente na cerimónia de lançamento  disse que esta página é fundamental para "realçar  a importância do país no concerto das nações, realçar tudo o que o governos está a fazer, especialmente o Ministério dos negócios estrangeiros". O mesmo frisou ainda que "este portal novo para o mundo tem duas dimensões, uma é da representação da informação sobre a Guiné-Bissau que faltava e outra é uma introspeção dos guineenses e da diáspora para o que está a acontecer aqui e ter essa relação constante e profunda  com a Guiné-Bissau".

Assim, conhecer os diferentes órgãos de soberania,  representações diplomáticas no exterior (embaixadas e consulados gerais e honorários), ter informações atualizadas através dos diversos meios de comunicação presentes na página, dinamizar o serviço prestado aos guineense na diáspora  etc.,  são os principais serviços que fornecidos  por esta página.

 

 

Pui nomi na no lista di emails