Prêmio Equatorial 2023 - Celebrando o papel da Ação Local na consecução do Marco Global de Biodiversidade
O Prêmio Equador deste ano reconhecerá iniciativas inovadoras de povos indígenas e comunidades locais que mostrem abordagens para a implementação da recém-aprovada Estrutura Global de Biodiversidade, com ênfase em soluções baseadas na natureza que alcançam o desenvolvimento sustentável local. As iniciativas vencedoras serão homenageadas por seus sucessos na proteção, restauração e/ou gestão sustentável da natureza para resultados de desenvolvimento positivos para a natureza. As prioridades temáticas incluem:
- Criando uma rede de segurança planetária. Ações para proteger, restaurar e/ou gerir de forma sustentável os ecossistemas para ajudar a mitigar as emissões de gases de efeito estufa, permitir a adaptação baseada na comunidade aos impactos das mudanças climáticas e garantir serviços ecossistêmicos essenciais. Isso inclui ações para:
- Proteger e restaurar a natureza para garantir a segurança alimentar e hídrica; mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas; reduzir os riscos de desastres naturais e proteger a biodiversidade, inclusive garantindo a conectividade do habitat e a migração de espécies.
- Proteger os direitos dos povos indígenas a suas terras, territórios e recursos, inclusive por meio do uso de tecnologia de ponta
- Redefinindo nossa relação com a natureza : ações que ajudam a redefinir nossa relação com a natureza, colocando a natureza no centro dos planos e políticas de desenvolvimento local e defendendo os direitos dos defensores da terra e da água. Isso inclui ações para:
- Integrar os povos indígenas e os conceitos das comunidades locais, conhecimento tradicional, visão e valor da natureza em planos e políticas de desenvolvimento local e/ou nacional
- Defenda os defensores da terra e da água, defenda os direitos à terra e à água e promova a justiça social e ambiental.
- Criar uma nova economia verde para as pessoas e o planeta. Ações para proteger, restaurar e/ou gerir de forma sustentável os ecossistemas terrestres, aquáticos ou marinhos, a biodiversidade e/ou a vida selvagem que sustentam empregos e meios de subsistência, inclusive por meio de micro e pequenas empresas verdes e incluindo a promoção de economias indígenas. Isso inclui ações para:
- Acelerar a agricultura regenerativa, a agrossilvicultura e a pesca sustentável
- Garantir que os povos indígenas e as comunidades locais e suas micro, pequenas e médias empresas verdes (MPMEs) estejam no centro de cadeias de suprimentos sustentáveis justas e inclusivas
- Desenvolver a produção sustentável de commodities e promover commodities livres de desmatamento
- Apoiar e fortalecer as economias indígenas
Consideração especial será dada aos indicados que trabalham na integridade, integridade e conectividade do ecossistema; equidade intergeracional e igualdade de gênero.
As indicações devem ser enviadas até 20 de março de 2023, por meio de nosso sistema de indicação online . Se você estiver tendo problemas técnicos, entre em contato conosco em prize@equatorinitiative.org . Saiba mais sobre o Prêmio Equador 2023, critérios de seleção e requisitos de elegibilidade aqui