Skip to main content

Tiniguena Promove Capacitação de Mulheres Rurais Em Adubação Orgânica

15 November 2022
Tiniguena capacitação de mulheres rurais

A Tiniguena está a levar a cabo formação em Agroecologia e Adubação, uma atividade ligada ao projeto regional de Reforço de Igualdade de Género através da Agroecologia Liderada por Mulheres na África Ocidental (Guinea-Bissau,  Senegal, Togo e Burkina) financiado pelo Governo Canadiano.

O objetivo desta ação é de reforçar o conhecimento das/os participantes sobre práticas agroecologicas e métodos de adubação orgânica, utilizando compostos existentes a nível de cada uma das comunidades de forma a promover práticas agrícola mais sustentáveis.

De momento a equipa encontra-se na região de Bafatá, onde o projecto atua em 5 comunidades (Madina Sara, Sintchãn Suto, Gã-Bass, Hamdalai Bassum e Bantandjan), num total de 275 mulheres e homens serão formados entre 8 a 12 de Novembro.

O conhecimento sobre a Agroecologia no meio rural é de gerações e principlmente no que toca às mulheres produtoras que arriscam e se inventam a todo momento. As formações estão a complementar satisfatoriamente o conhecimento e competência no que tange a adubação orgânica na perspectiva de maior autonomia das produtoras face a dependência dos mercados das pesticidas e aumento dos riscos alimentares à segurança ambientar e nutricional.

No fim das formações espera- se que as formandas adotem estes conhecimentos, aproveitando-os para melhorar a sua forma de trabalho e aumentar a sua capacidade de produção, geração de renda e ainda potenciar a capacidade de regeneração dos solos.

Tiniguena capacitação de mulheres rurais

Tiniguena Capacitação de mulheres rurais

Capacitação de mulheres rurais tiniguena

Pui nomi na no lista di emails