Skip to main content

Anúncio - Projetos Comunitários (Na Nô Mon) Selecionados Para Promover o Desenvolvimento Local e a Inovação na Guiné-Bissau

10 October 2022
Projectos selecionados Na Nô Mon

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou a Plataforma Na Nô Mon com objectivo de apoiar a comunidade local, e para tal, propôs-se a identificar, colaborar e destacar todo o trabalho feito em prol da comunidade.

Como parte das ações da plataforma na busca de melhores soluções dos problemas colocados pela comunidade, o PNUD decidiu convidar todas as organizações e associações, formais e informais, a nível nacional a apresentarem através da plataforma Na Nô Mon, projetos que têm como foco o desenvolvimento comunitário e que tenham presentes as seguintes categorias: Construir comunidades inclusivas e não deixar ninguém para trás; Igualdade de género e empoderamento das mulheres; Promoção de sociedades pacíficas e justas; Construir sociedades e economias resilientes; Criar oportunidades de negócios inclusivas e sustentáveis.

Deste modo, a Plataforma Na Nô Mon recebeu vários projetos com diferentes perfis. Após uma análise cuidadosa, e uma avaliação profunda liderada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em conjunto com o programa da União Europeia  Ianda Guiné Djuntu, a Faculdade de Direito de Bissau e o Laboratório de Aceleração (PNUD Guiné Bissau) alguns destes projetos foram selecionados e receberão subvenções que irão lhes permitir executar as atividades mencionadas no projeto.

As subvenções funcionarão neste caso não só como um impulso económico, mas sobretudo como estímulo para que a população possa participar na resolução dos problemas da comunidade de forma inovadora e inclusiva.

Assim sendo, os projetos selecionados nesta segunda fase foram:

  1. Incubação e Empreendedorismo Inclusivo (IEI) - Fundação para Democracia Desenvolvimento Estabilidade e Paz (FUNDDEP)
  2. Ku Andorinha Bubaque ta Limpu -  GSAB - Grupo Social Andorinha de Bubaque
  3. Mela Tchut - Associação de Apicultores de Centro das Ilhas
  4. Mecanismos de Prevenção e Respostas à Violência Baseada no Género na Região de Tombali - CSMJT- Centro Social Multifuncional Juvenil de Tombali
  5. Nô djunta na un kabaz -  Plataforma Juvenil de Biombo
  6. Exposição Fotográfica Fidjus di Tchon - Associação dos Fotógrafos Criativos da Guiné-Bissau- Caxon Preto.
  7. Incentivo para Reabilitação da Infraestrutura Escolar para Sociedade - ADERT (Associação para Desenvolvimento Regional de Tombali)
  8. Formação e Manipulação de Produtos do Mar -  No Djuda Cacheu
  9. Nô kuida de Nô Bedjotis - Programa de Intervenção e Assistência ao Idoso - O Bom Samaritano
  10. No Sirbi No Povo - Academia Ubuntu Guiné-Bissau

Ciente do tempo dispensado pelas organizações em relação ao processo de elaboração e envio das propostas, a Plataforma Na Nô Mon, aproveita esta oportunidade para agradecer a todos pela confiança depositada e salientar que irá continuar a oferecer todo o apoio necessário à comunidade guineense, afim de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa onde todos poderão usufruir dos mesmos serviços. 

Um grande desafio que implica trabalho e determinação!

Na Nô Mon Team

 

 

Pui nomi na no lista di emails