Skip to main content

𝐄𝐬𝐩aço de 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐫𝐭𝐚çã𝐨 R𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐨 𝐈𝐈𝐈º 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 S𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧ç𝐚, 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢ç𝐚 𝐞 𝐏𝐚𝐳 𝐞𝐦 𝐁𝐮𝐛𝐚

3 October 2022
III Congresso do Espaço de Concertação

No âmbito da sua missão de apoio ao diálogo inclusivo, promoção dos valores da paz, democracia e do estado de direito, o Espaço de Concertação das organizações da sociedade civil, realiza entre os dias 1 e 2 do corrente mês o IIIº. Fórum Nacional sobre Segurança, Justiça e Paz em Buba, sul do país. A cerimónia de abertura deste evento foi presidida pelo Governador da Região de Tombali o Sr. Marquês Na Flor, o qual na sua intervenção, denunciou a existência de fome e insegurança alimentar na província sul.
Este evento visa facilitar o estabelecimento de pontes de diálogo franco e aberto entre a população e as autoridades nacionais, com vista a criação de condições de segurança, justiça, combate a impunidade e consequente proteção dos direitos e patrimónios dos cidadãos, assegurando assim, uma convivência sã e harmoniosa entre as diferentes comunidades no país e em particular nas regiões que compõem a província sul.
Durante os dois dias de trabalho, o Fórum debruçou sobre vários temas entre os quais se destacam, a insegurança no país, o circulo vicioso da impunidade, o controlo das armas e munições do estado, o atual status quo do funcionamento do sistema judiciário, roubos de gado, práticas tradicionais nefastas, entre outros.
Este magno encontro que juntou mais de 100 participantes, entre os quais os líderes religiosos e tradicionais, autoridades nacionais, mulheres e jovens, atores judiciais, oficiais das forças de defesa e segurança, entre outros, conta com o apoio financeiro do PNUD através do PBF.
O Espaço de Concertação é uma congregação informal de 27 organizações da sociedade civil, com o objetivo de garantir uma maior e melhor participação das organizações da sociedade civil no processo de consolidação da paz e do estado de direito democrático.

Veja a Declaração de Buba e as fotografias deste evento!

Declaração de Buba

Espaço de Concertação Declaração de Buba

Declaração de Buba Espaço de Concertação

Declaração de Buba

III Forum Espaço de Concertação

III Fórum Espaço de Concertação

III Forum Espaço de Concertação

III Forum Espaço de Concertação

III Forum Espaço de Concertação

III Forum Espaço de Concertação

III Forum Espaço de Concertação

III Forum de Espaço de Concertação

Pui nomi na no lista di emails