Skip to main content

Dia Internacional da Democracia - 15° Aniversário

15 September 2022
Dia Internacional da democracia

Hoje dia 15 de Setembro é celebrado internacionalmente o Dia Internacional da Democracia. Neste 15° aniversário, a liberdade dos media é destacado como um dos elementos fundamentais para alcançar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

O mundo assistiu a vários acordos internacionais estabelecidos ao longo dos anos, por diversos países que defendem o direito dos cidadãos, entretanto, muitos os cidadãos continuam a  lutar para garantirem seus direitos e ter uma vida digna. A violação dos direitos humanos continua a ser uma realidade em muitos países, contribuindo por vezes, para diminuir a esperança de  um povo em ter um futuro melhor. Um dos exemplos claros disto, é a recente Guerra na Ucrânia que levantou de certa forma, questões que pareciam outrora ultrapassadas.

A terminologia de origem grega que significa poder do povo, é um conceito que surgiu em oposição aos regimes monárquicos ou oligárquicos, onde a concentração do poder pertencia a um ou a pequenos grupos. A necessidade de ter um sistema que permitisse alargar o circulo de decisões e ações, fez nascer o conceito da democracia, dando poder a maioria, neste caso, o povo. Hoje, este modelo político é considerado por muitos como o melhor sistema para garantir uma boa governação, visto que o respeito da lei e o direitos humanos são considerados fundamentais na democracia, porque permitem de forma clara acionar mecanismos  e resolver conflitos que vão ao encontro de reais ou potenciais problemas.

Paz, Liberdade, Instituições fortes, Inclusão e o Respeito pelos direitos humanos, são alguns dos pilares que marcam a celebração deste dia tão especial, que visa realçar a importância de se construir uma sociedade sã que engloba todos os indivíduos.

Veja a importante mensagem do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres para assinalar esta data.

Pui nomi na no lista di emails