Skip to main content

Projeto de Preservação e Conservação da Memória Nacional Capacita 48 Técnicos em Gestão de Arquivos e Documentos da Administração Pública

10 August 2022
Formação de técnicos INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa(INEP ) em parceria com a Associação guineenses de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (AGDAB) promoveu entre os dias 23 a 30 de Julho do corrente ano um curso de formação e capacitação de técnicos e agentes que actuam na gestão de arquivos e documentos da administração pública.

O curso de Formação e Capacitação foi realizado no âmbito do projecto de Preservação e Conservação da Memória Nacional e teve como principal objectivo, abordar os seguintes temas:

  • Garantir a capacitação dos técnicos e arquivistas da administração publica, documentação sobre a gestão de arquivos e informação documental,
  • Reposicionar os serviços de arquivos e de documentação como essenciais para a boa governança e transparência administrativa.
  • Garantir aos cidadãos o direito de acesso á informação e preservação da memória coletiva, os quais estão diretamente ligados à gestão dos arquivos.
  • Desenvolver as capacidades (particularmente novas competências e habilidades) dos profissionais que atuam no sector, para lidarem com coleções e documentos arquivísticos digitais e não digitais

Cerca de 48 técnicos e funcionários que trabalham nos arquivos de diferentes Ministérios e Instituições Publicas, beneficiaram dessa primeira fase de formação. A segunda fase desta formação está prevista para o mês de Dezembro.

O acto cerimonial da abertura de formação foi realizado no dia 26 em simultâneo com o atelier de validação de pacotes legislativos relativos á Projecto Decreto-Lei relativo aos arquivos e documentos administrativos públicos e privados, a Lei de depósito legal e Decreto-Lei que cria e regula o Estatuto da Biblioteca e Arquivo Nacionais.

A cerimónia de abertura contou com a presença de Representante Residente do PNUD e representantes de diferentes Ministérios, Sociedade civil e Partidos Políticos com acento parlamentar. O acto terminou com o discurso do Ministro da Administração Publica, Emprego e Segurança Social que Presidiu a cerimónia.

Este curso permitiu aos técnicos (gestores e operacionais de arquivos) obter conhecimentos básicos sobre gestão e organização de unidades de informação que irá lhes permitir gerir os serviços de arquivos e unidades de documentação.

Como é sabido, a Guiné Bissau perdeu uma boa parte do seu arquivo histórico durante a guerra civil de 1998, portanto todo este trabalho realizado até projeto de Preservação e Conservação da Memória Nacional é de extrema importância para o país.

Formação INEP

Formação de Arquivistas

Formação de Arquivistas INEP

Formação de Ariquivistas INEP

Formação de Arquivistas

Formação de Arquivistas INEP

 

 

Pui nomi na no lista di emails