“Aproveitar a Inovação Para Reduzir a Carga da Doença e Salvar Vidas” - Dia Mundial de Combate à Malária
Hoje dia 25 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate à Malária, o lema escolhido este ano para comemorar a data é “Aproveitar a inovação para reduzir a carga da doença e salvar vidas”.
O ano 2021 foi um ano encorajador na Guiné-Bissau para o controlo do paludismo apesar da pandemia de Covid-19. O país mostrou uma melhoria significativa na qualidade dos dados produzidos pelos técnicos de saúde, e isso deve-se ao cumprimento rigoroso da política sobre o diagnóstico e o tratamento dos casos do paludismo, e como resultado, veja a trajetória através do gráfico abaixo onde os indicadores preconizados estão a 100% .
Segundo o Coordenador da Unidade de Gestão do Programa da Luta contra o Paludismo , "este ganho deve-se as enumeras atividades levadas a cabo a nível das regiões: (i) formação anual para os novos técnicos, assim como a "reciclagem" para os técnicos mais antigos sobre a política do paludismo, (ii) Controlo de Qualidade/auditoria dos Dados do paludismo feito semestralmente a nível das estruturas seleccionadas, (iv)e a supervisão formativa feita nas estruturas das onze (11) regiões sanitárias duas (2) vezes ao ano.
As abordagens sobre as intervenções específicas preventivas dirigidas as populações mais vulneráveis ao paludismo, como o tratamento preventivo intermitente (TPI) durante a consulta pré-natal (CPN), e a campanha da Quimio-prevenção sazonal do paludismo (QPS) também contribuíram significativamente para a redução dos casos de morbilidade e mortalidade em mulheres e crianças menores de 5 anos.
Veja abaixo o discurso do Secretário Geral da Saúde Sr. Cletche Na Isna neste importante dia.
Fotografias