Skip to main content

“Aproveitar a Inovação Para Reduzir a Carga da Doença e Salvar Vidas” - Dia Mundial de Combate à Malária

25 April 2022
Dia Mundial contra a Malaria

Hoje dia 25 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate à Malária, o lema escolhido este ano para comemorar a data é “Aproveitar a inovação para reduzir a carga da doença e salvar vidas”.

O ano 2021 foi um ano encorajador na Guiné-Bissau para o controlo do paludismo apesar da pandemia de Covid-19. O país mostrou uma melhoria significativa na qualidade dos dados produzidos pelos técnicos de saúde, e isso deve-se ao cumprimento rigoroso da política sobre o diagnóstico e o tratamento dos casos do paludismo, e como resultado, veja a trajetória através do gráfico abaixo onde os indicadores preconizados estão a 100% .

Dia Internacional da Malária

 

Segundo o Coordenador da Unidade de Gestão do Programa da Luta contra o Paludismo , "este ganho deve-se as enumeras atividades levadas a cabo a nível das regiões: (i) formação anual para os novos técnicos, assim como a "reciclagem" para os técnicos mais antigos sobre a política do paludismo, (ii) Controlo de Qualidade/auditoria dos Dados do paludismo feito semestralmente a nível das estruturas seleccionadas, (iv)e a supervisão formativa feita nas estruturas das  onze (11) regiões sanitárias duas (2) vezes ao ano.

As abordagens sobre as intervenções específicas preventivas dirigidas as populações mais vulneráveis ao paludismo, como o tratamento preventivo intermitente (TPI) durante a consulta pré-natal (CPN), e a campanha da Quimio-prevenção sazonal do paludismo (QPS) também contribuíram significativamente para a redução dos casos de morbilidade e mortalidade em mulheres e crianças menores de 5 anos.

Veja abaixo o discurso do Secretário Geral da Saúde Sr. Cletche Na Isna neste importante dia.

Dia Mundial da Malaria

Dia Mundial da Malária

Dia Mundial da Malária

Fotografias

Dia Internacional do paludismo

Dia Internacional de Malaria

Dia Internacional da Malaria

 

Pui nomi na no lista di emails