Solusson: Melhoria Das Relações Intercomunitárias Em Comunidades Afectadas Por Conflitos Relacionados Com a Posse De Terra
Desenvolvido por: PNUD Guiné-Bissau em parceria com a Universidade de Cambridge
Apoiado por: Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas
Contexto
A Guiné-Bissau tem registado ao longo de anos, vários conflitos entre algumas comunidades pela posse da terra. Em muitos casos, a disputa provocou agressões verbais, físicas, e até mesmo mortes. Estes conflitos acabam por afectar fortemente a qualidade da vida de população.
Neste sentido, foi idealizado um projeto piloto em parceria com a Universidade de Cambridge, para melhorar as relações intercomunitárias em comunidades afetadas por conflitos e tensões, nomeadamente de posse de terra, observando se as tensões diminuem quando os laços sociais aumentam.
Esta é uma iniciativa do projeto “Estabilização Política e Reforma através do aumento da confiança mútua e diálogo inclusivo”, implementado pelo PNUD Guiné-Bissau com o apoio do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas.
Objectivo
Este projeto tem como principal objectivo melhorar as relações intercomunitárias em comunidades afetadas por conflitos e tensões, nomeadamente de posse da terra, observando se as tensões diminuem quando os laços sociais aumentam.
Resultado Esperado
Redução de conflitos e de tensões nas comunidades de Arame e Elia (São Domingos), e de Iungum e Sum (Nhacra). Contribuir para que outras comunidades sigam o mesmo exemplo, melhorando assim a qualidade de vida da população.
Veja abaixo o vídeo e as fotografias desta inicitiva!