Skip to main content

FAO Apoia Agricultoras Na Guiné-Bissau Para Promover Fome Zero

28 December 2021
FAO apoia agricultoras

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação levou para a Guiné-Bissau oito toneladas de sementes e dez de fertilizantes no âmbito do Projeto de Urgência de Segurança Alimentar(PUSA), implementado pela FAO no ano passado.  O projeto é financiado pelo Banco Mundial com  o apoio do Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Segundo o relatório de inquérito do Sistema de Acompanhamento da Segurança Alimentar, "em julho deste ano, 14,5% das famílias sofriam de insegurança alimentar. As regiões mais afetadas foram Oio e Tombali, com taxas de insegurança alimentar superiores a 20%". Estes dados mostram claramente a importância  e o impacto que este projeto poderá ter para o país.

Esta iniciativa além der ser um considerada um meio de subsistência permitindo uma alimentação mais diversificada, rica e abundante é também uma fonte de renda para muitas famílias.

A variedade dos produtos obtidos já é uma realidade. Como afirma uma das beneficiárias do projeto "há repolho, nabo, rabanete, cenoura, beringela". A mesma explica que receberam  novas sementes em setembro, plantaram em outubro e a colheita está a ser feita no mês de dezembro.

Considerando que o país tem uma enorme extensão de terreno fértil para agricultura,  projectos desta natureza têm a partida fortes probabilidades de alcançar os objectivos previamente estabelecidos, como neste caso, que visa apoiar a produção agrícola e a segurança alimentar das comunidades mais vulneráveis

O que se espera é que "com o apoio do projeto PUSA, até 2023, cerca de 42,3 mil pessoas serão assistidas no reforço de suas capacidades com distribuição de 1.793 toneladas de sementes, 290 toneladas de fertilizantes, 97,5 mil ferramentas agrícolas, 5 mil pequenos ruminantes e US$ 1.661.000 em transferências monetárias para pequenos agricultores".  

 

 

Pui nomi na no lista di emails