Skip to main content

Celebração do Dia Internacional da Menina na Guiné-Bissau

13 October 2021
Evento MIKAT 11 de outubro

A reflexão e análise marcaram a data de 11 de outubro comemorado como Dia Internacional da Menina.  Esta data tem como propósito alertar o mundo para os diversos problemas relacionados as meninas e mulheres, como por exemplo, o casamento forçado, violência doméstica, falta de acesso à educação, discriminação de gênero, etc.

Abordar e destacar obstáculos, ao mesmo tempo, promover os direitos das meninas e o respeito aos direitos humanos é o que visa este dia. Os desáfios continuam a ser enormes, apesar do trabalho que muitas organizações a nível mundial têm vindo a fazer.

No quadro da Celebração deste dia, o Movimento Mindjer ika Tambur, em parceria com o Fórum de Intervenção Social das Jovens Raparigas, Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau e Rede de Crianças e Jovens Jornalistas, realizaram na praça MON DE TIMBA, um evento sob o lema: FAZER ENTENDER A VOZ DAS MENINAS a primeira edição de Corrente Feminina- Advogar a favor dos direitos humanos das Meninas, e não só. Um evento com intuito de proporcionar um engajamento sério, e de dar a cada uma das Advogadas a responsabilidade de prestar assistência social, seguir, orientar e empoderar meninas identificadas, garantindo-as que serão livres de todas as formas de descriminação e violências que amputam o sonho e futuro próspero das meninas na vida adulta, como poe exemplo, violência baseada no género (VBG), casamentos firmados sem participação e consentimento das raparigas (o tradicional casamento forçado), mutilação genital feminina, desnutrição, mortalidade infantil durante o parto ocasionado pela má condição que envolve todo o processo da gestação, as DST (doenças sexualmente transmissíveis) e, por fim, a pobreza, a mais degradante, pois retira-lhes toda dignidade humana.

Neste ritmo, desafiaram às Advogadas a fazerem valer os direitos básicos das meninas: Direito à educação, à saúde, à alimentação, à liberdade de gozar de todas as fases da sua infância, à justiça social, à herança, à participação e aos ademais direitos.

O Evento foi também marcado com artes fotográficas de símbolos de apoio às meninas enquanto advogadas e da partilha da história de vida da Senhora Hortência Cá Sobre o casamento infantil e forçado, momento que serviu de uma autêntica inspiração para as meninas e mulheres presentes no evento. Importa salientar que a Hortência foi membro da LGDH, RENAJ, Jornalista da rádio Jovem e atualmente Secretária de Estado da Energia.

Nesta importante data, ficou marcada  a 1ª edição de Corrente Feminina "Advogar a favor dos Direitos Humanos das Meninas" onde Meninas e Mulheres assumiram o compromisso de serem Advogadas a favor dos direitos humanos das Meninas!.

Evento MIKAT 11 de outubro

Evento MIKAT 11 de outubro

Evento MIKAT 11 de outubro

Evento MIKAT 11 de outubro

Evento MIKAT 11 de outubro

Evento MIKAT 11 de outubro

 

Pui nomi na no lista di emails