Skip to main content

Evento de Empreendedorismo e Inovação na Guiné-Bissau

30 September 2021
Vencedores do Concurso Acelerator Lab

Foi realizado hoje pelo Laboratório  de Aceleração do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD) um evento de empreendedorismo e inovação com objectivo de impulsionar a respectivas áreas, criar oportunidades e abrir novos horizontes para combater os desafios que vão aparecendo,  melhorando deste modo também a  produtividade.  

No passado dia 24 de maio do corrente ano, o Laboratório de Aceleração do PNUD Guiné-Bissau lançou um concurso de empreendedorismo em colaboração com a Rádio Jovem, cujos vencedores foram:

1) Nailde Lopes - Cantina Nutribem - 2 milhões de XOF  Cantina hospitalar, criada com o intuito de proporcionar acessibilidade alimentar através de alimentos de qualidade nutricional, à base de produtos naturais e locais.

Hoje, a Cantina Nutribem está presente no Hospital Simão Mendes e na clinica pediatrica São João de Bor, com "intuito de colmatar a falta de acessibilidade alimentícia intra-hospitalar, a má higiene e conservação dos alimentos vendidos nos recintos hospitalares". A Cantina fornece serviço de mesa ou local, assim como, serviço móvel intra-hospitalar.

Os próximos passos previstos para o futuro é ampliar a rede de serviços e instalar-se em outros hospitais como o Hospital Renato Grande, outras estruturas semelhantes, bem como, escolas públicas e privadas.

 2) Iero Cande - Centro Técnico de Informação e Comunicações (CETIC) - 1,5 milhões de XOF  O CETIC é um centro de formação profissional criado em 2018, com o objetivo de ministrar cursos de informática a jovens e profissionais da Região do Bafatá para reduzir o analfabetismo informático e aumentar o emprego juvenil, o empreendedorismo e o trabalho autônomo.

Após ter vencido o concurso recebeu seis sessões de negócio com mentores experientes, na área de negociações, Marketing e Vendas.

O plano para o futuro é: Contribuir para a divulgação do empreendedorismo inovador na região; Incentivar a criação e a consolidação de ambientes de inovação na região; Promover uma maior cooperação entre a CETIC e outras empresas.  

3) Jackline dos Reis - Ambiental Multicolor - 1 milhão de XOF  Empresa de cartuchos reciclados, que atende empresas públicas e privadas, escolas e universidades, que imprimem documentos diariamente de forma ecológica.

Até o presente momento foram feitos vários trabalhos: Ideias para a fidelização dos clientes;  pesquisa de mercado, elaboração de vários produtos de comunicação/ marketing e parcerias.

Futuramente Ambiental Multicolor, pretende: Estabelecer parcerias numa agencia para a instalação do empreendimento; Comprar impressoras para o serviço experimental, custo 0, tempo determinado; Contactos com fornecedores internacionais dos materiais informáticos; Criação de embalagens personalizadas com a marca da empresa.

Os vencedores acima citados, tiveram a oportunidade de explicar como foi a participação no concurso, mas acima de tudo, partilharam a experiência de como o projecto tem vindo a desenvolver e a crescer. Forneceram dados concretos relevantes sobre a implementação dos projetos como por exemplo a contabilidade, o público alvo, ilustrando aos participantes os passos previstos para o futuro.

A ocasião também serviu para apresentar a Plataforma Na Nô Mon, a alguns membros da sociedade guineense presentes neste evento, convidado-os a se inscreverem e a aproveitarem deste excelente instrumento de comunicação criada pelo PNUD, que visa juntamente com a população local identificar problemas e encontrar soluções para as diversas problemáticas que afectam a comunidade guineense.

Foi neste ritmo interessante de troca de informações, que os vencedores deste concurso receberam dois certificados: Um pela participação do concurso de empreendedorismo no âmbito de serviços públicos e outro que certifica os meses de tutoria de negócios facilitada pelos parceiros do PNUD, Djassi África, Fábrica de Start-ups, ANEJ, AIGB, Buelojobs e Djemberem.

Evento Laboratorio de Aceleração

Evento laboratorio de Aceleraçãão

Evento Laboratorio de Aceleração

 

Pui nomi na no lista di emails