Skip to main content

Biblioteca Nacional - Património Bibliográfico e Documental Do País

30 September 2021
Biblioteca Nacional

O projeto que visa resgatar, preservar, conservar a rica coleção de documentos, livros, jornais e revistas, presentes na biblioteca nacional é considerado de extremo valor para o país, considerando o legado histórico que representa para população guineense. Infelizmente, durante o período da guerra de 7 de junho de 1998, a Guiné-Bissau viu muitos dos seus importantes arquivos e obras destruídas.

As consequências da guerra ainda hoje são visíveis em muitos casos, e a biblioteca nacional não é uma exceção a regra. Hoje, com o apoio do PNUD, através do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz estão a ser dados passos fundamentais para a recuperação e a salvaguarda de todos os arquivos presentes na biblioteca. Um trabalho árduo que envolve além de ex funcionários da biblioteca, jovens estudantes que se identificaram com a causa e decidiram apoiar este projeto.

Neste momento, estão a ser feitas obras na estrutura interna da biblioteca, assim como, ações que facilitem o processo de digitalização e catalogação, elementos cruciais que irão permitir de um modo geral uma organização mais técnica e especifica da biblioteca. Paralelamente a este trabalho, existe um plano de colocar as obras online através de uma plataforma de acesso global, para que todos os cidadãos do mundo possam ter acesso a estas obras. Considerando a quantidade e qualidade das obras presentes, esta biblioteca poderá ser considerada uma excelente fonte para a realização de pesquisa e estudo, dando a possibilidade a nova geração de entender a sua história, traçar o seu percurso e desenhar o seu futuro.

Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre a biblioteca

Pui nomi na no lista di emails