Skip to main content

Relançar a Economia da Guiné-Bissau após Covid19 - Estudo do PNUD

9 August 2021
Mapa Guiné-Bissau

"Construir um futuro para o ambiente de negócios da Guiné” é o nome dado ao estudo que apresenta conclusões e recomendações sobre como melhorar a situação das pequenas e médias empresas penalizadas pela Covid19.

O estudo apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pode ser considerada uma fonte de informação  importante para conhecer a situação atual em que as empresas se encontram. 

Segundo o Representante Residente  Adjunto do PNUD "Há uma degradação da situação que é bastante visível. As empresas foram muito penalizadas e com maior ênfase para as micro empresas”

Para José Levy existe ainda muito trabalho a ser feito “Acima de tudo deverá haver um compromisso muito importante do Governo para promover as políticas necessárias para que o relançamento da economia possa ser uma realidade”.

O estudo mostra que além da promoção da formalização das empresas, existe também a necessidade de incentivos financeiros e fiscais às empresas, a disponibilização de financiamento, incluindo a abertura de linhas de crédito, criação de fundos de garantia e a aplicação de alternativas de financiamento através de parceria público-privada.

Como é sabido, muitos sectores ficaram fortemente fragilizados devido a Covid19 e necessitam de ajuda para ultrapassarem esta situação.

Realçando o papel que as empresas desempenham na sociedade, e conhecer a real situação das pequenas e médias empresas no país é dado fundamental  para a procura de soluções, permitindo ativar ações e medidas  que possam impulsionar a economia, dando espaço a para um novo cenário económico, social, cultural e ambiental.  

Portanto, como sublinhou José Levy, "O papel dos parceiros internacionais nomeadamente do PNUD, do Banco Mundial  e da União Europeia é extremamente importante para ajudar o governo a  mobilizar os recursos para o relance do desenvolvimento económico do país".

 

Pui nomi na no lista di emails