Relançar a Economia da Guiné-Bissau após Covid19 - Estudo do PNUD
"Construir um futuro para o ambiente de negócios da Guiné” é o nome dado ao estudo que apresenta conclusões e recomendações sobre como melhorar a situação das pequenas e médias empresas penalizadas pela Covid19.
O estudo apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pode ser considerada uma fonte de informação importante para conhecer a situação atual em que as empresas se encontram.
Segundo o Representante Residente Adjunto do PNUD "Há uma degradação da situação que é bastante visível. As empresas foram muito penalizadas e com maior ênfase para as micro empresas”
Para José Levy existe ainda muito trabalho a ser feito “Acima de tudo deverá haver um compromisso muito importante do Governo para promover as políticas necessárias para que o relançamento da economia possa ser uma realidade”.
O estudo mostra que além da promoção da formalização das empresas, existe também a necessidade de incentivos financeiros e fiscais às empresas, a disponibilização de financiamento, incluindo a abertura de linhas de crédito, criação de fundos de garantia e a aplicação de alternativas de financiamento através de parceria público-privada.
Como é sabido, muitos sectores ficaram fortemente fragilizados devido a Covid19 e necessitam de ajuda para ultrapassarem esta situação.
Realçando o papel que as empresas desempenham na sociedade, e conhecer a real situação das pequenas e médias empresas no país é dado fundamental para a procura de soluções, permitindo ativar ações e medidas que possam impulsionar a economia, dando espaço a para um novo cenário económico, social, cultural e ambiental.
Portanto, como sublinhou José Levy, "O papel dos parceiros internacionais nomeadamente do PNUD, do Banco Mundial e da União Europeia é extremamente importante para ajudar o governo a mobilizar os recursos para o relance do desenvolvimento económico do país".