Skip to main content

Solusson: Nô Barsa Albinos

Disenvolvidu pa:
Associação Onda Solidária Internacional(OSI-GB)
Apoiadu pa:
PNUD
Dukumentu ku publikadu: 09 Jul 2021
Ultimu idison: 04 Aug 2021
18 odjada

Contexto

Um albino é, infelizmente, objeto de discriminação e exclusão, direta ou indireta, sendo considerado por não albinos, como portador de defeito fisico e mental, o que realmente não é verdade. Devido ao medo  de serem discriminados, a maior parte de albinos resolve ficar nos domicílios familiares, não só para  serem vistos,como também para receberem a sua proteção e cuidados. Na Guiné-Bissau, raramente se levava albino aos serviços sociais de saúde, tão pouco à escola. Atualmente a situação está a inverter-se. Os próprios albinos, especialmente os já adultos, labutam  para a defesa  e proteção dos seus direitos (direito à dignidade, à educação, à saúde, à formação, à participação, etc.) e frequentam aulas em diferentes instituições do ensino, tentando participar na vida ativa da sociedade guineense. Estes  albinos sentem-se doentes e marginalizados, por falta da proteção, mas estão ativos, dispostos  e sensatos a quebrar com este estigma social. Um dos resultados  é que os Albinos da Guiné-Bissau, na senda de tentarem resolver os seus problemas, defender os seus direitos, ter acesso as oportunidades, integrar a participação social, conviver  os mesmos princípios, sentimentos e objetivos, decidiram abraçar os objetivos ideias da Onda Solidária, pelo que sentem abertos e consolidados.

Objectivo

Objetivo Geral: Contribuir para o aumento da informação, conscientização da sociedade sobre a problemática do albinismo na Guiné-Bissau, com o objetivo de reduzir a taxa de marginalização e discriminação de albinos na sociedade.

Objetivo Específico: Facilitar a promoção e divulgação de iniciativas que permitam a maior integração das pessoas albinas na sociedade guineense. 

 

Impacto social e comunitário 

Maior integração e oportunidades para as pessoas albinas presentes no país. 

Projecto Nô Barsa Albino

 

Pui nomi na no lista di emails