Solusson: Relançamento das Actividades Económicas das "Bideiras" Afectadas Pela Pandemia da COVID 19
Desenvolvido por: Associação para Desenvolvimento Sustentável
Apoiado por: Plataforma Na Nô Mon, GEF SGP PNUD
Contexto
O grupo de mulheres que vendem no Mercado de Buba são pessoas que desenvolvem atividades económicas com a iniciativa própria para garantir as despesas familiares, incluindo custos escolares e saúde para seus filhos.
Essas mulheres são no seu todo os pilares da família. Elas é que suportam a totalidade dos encargos da casa (comida, custos escolares e saúde para os seus filhos). Com conhecimento da causa a ONG ADS tem seguido com atenção a actividade deste grupo social de mulheres que vendem no mercado (Mulheres bideiras) que alavancam a economia da cidade de Buba. Durante a pandemia da covid 19 com as restrições de confinamento através do decreto do governo que impôs medidas de restrições nos transportes e mesmo na frequência dos utentes no mercado (das 8h00 as 11h00) durante todo este período (Março a Junho), houve baixa do rendimento, porque estas mulheres não conseguiram repor seus stocks. Venderam tudo o que tinham, e começaram a utilizar as reservas de dinheiro para assegurar as despesas correntes da casa.
Neste contexto a maioria das mulheres já não tem capital para reiniciar sua atividade tendo em conta a falta de fundo.
Objectivo
O projecto vai incidir sobre a atenuação dos impactos negativos do covid-19 nos aspectos socio-económicos da população de cidade de buba contribuindo para a estabilização dos preços dos produtos de primeira necessidade desde já que as bideiras estarão reforçadas financeiramente para aumentar a oferta do mercado.
E como consequência na vida das populações aumentar do numero de refeições em grande numero de agregados, possibilitando que as famílias possam ir ao hospital e tendo dinheiro para pagar a consulta e comprar medicamentos permitindo o retorno de muitas crianças no sistema de ensino.
Impacto social e comunitário
A intervenção será uma resposta a pandemia do covid 19 visando a atenuação dos impactos negativos do covid-19 nos aspectos sócio-económicos da população de cidade de Buba, contribuindo para a estabilização dos preços dos produtos de primeira necessidade, já que as bideiras estarão reforçadas financeiramente para aumentar a oferta do mercado. E como consequência irá contribuir de modo geral na melhoria das condições de vida dos beneficiários em particular, aumentar do número de refeições em grande numero de agregados, possibilitando que as famílias possam ir ao hospital e terem dinheiro para pagar a consulta, comprar medicamentos, permitindo o retorno de muitas crianças no sistema de ensino.
Os resultados do projeto serão medidos através das contas de resultado do negócio de cada uma das beneficiarias (controle de fluxo de caixa e mercadorias, controle dos custos) para que no final de cada mês se determine o rendimento do negócio.
Total de Beneficiárias - 40 - Região de Buba.
Total de Beneficiárias - 30 - Falacunda
Veja o vídeo sobre o projecto.
Abertura de Caixa Poupança
Formação de novas "Bideiras" em Farancunda
Capacitação das beneficiárias (gestão de pequenos negócios)
Algumas das beneficiárias do projecto em plena actividade...