Skip to main content

10 Projetos Selecionados Para Promover o Desenvolvimento Local e a Inovação na Guiné-Bissau

2 April 2021
Projectos Na No Mon

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento criou a plataforma Na No Mon com objectivo de apoiar a comunidade local, e para tal, propôs-se a identificar, colaborar e destacar todo o trabalho feito em prol da comunidade. Um grande desafio que implica trabalho e determinação.

Como parte das ações da plataforma na busca de melhores soluções dos problemas colocados pela comunidade, o PNUD decidiu convidar todas as organizações e associações, formais e informais, a nível nacional a apresentarem projetos que têm como foco o desenvolvimento comunitário e que tenham presentes as seguintes categorias: Construir comunidades inclusivas e não deixar ninguém para trás; Igualdade de género e empoderamento das mulheres; Promoção de sociedades pacíficas e justas; Construir sociedades e economias resilientes; Criar oportunidades de negócios inclusivas e sustentáveis.

Deste modo, de Outubro a Dezembro de 2020, o PNUD recebeu 76 projetos  com diferentes perfis. Após uma análise cuidadosa e uma avaliação liderada pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, em conjunto com o escritório do Alto Comissariado para COVID-19 e o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), alguns destes projetos foram selecionados, e receberão subvenções que lhes permitirão por em prática o trabalho pretendido.

Nesta que pode ser considerada a primeira fase, os projetos vencedores  foram:

1. Relançamento das atividades econômicas das bideiras afetadas pela pandemia do Covid19

2. Mercado equipado em Boe Afab

3. "Nô barsa albinos" - promoção da integração dos albinos na sociedade

4. Cria Galinha

5. Suta mindjer kaba dja

6. Inclusão digital comunitária

 7. Plataforma de viveiros Ajda boe

8. Projeto de apoio de incentivo para construção

9. Empoderamento de mulheres plack-1 "No Bai Djunto"

10. Cidade de Bissorã limpa - Homem Novo

As subvenções funcionarão neste caso não só como um impulso económico, mas sobretudo como estímulo para que a população possa participar na resolução dos problemas da comunidade de forma inovadora e inclusiva.

A plataforma irá continuar oferecer todo o apoio para construir uma sociedade mais justa onde todos poderão usufruir dos mesmos serviços. 

Portanto não hesite em visitar www.NaNoMon.org  e apresentar os seus projetos.

 

 

Pui nomi na no lista di emails