Skip to main content

Programa Integrado para Redução da Mortalidade Materna e Infantil Reduziu em Metade a Morte de Mães na Guiné-Bissau

30 March 2021
Programa Integrado para Redução da Mortalidade

A embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau Sónia Neto, deu uma importante notícia ao país sobre a redução de morte de mães. A notícia foi avançada na sessão de abertura de um fórum nacional para debater e analisar a situação da Saúde Materna e Infantil na Guiné-Bissau.

Segundo a embaixadora "A taxa de mortalidade materna estimada foi reduzida para metade em relação à linha de base de 2014", ou seja, passou de 900 por 100.000 para 436 por 100.000. Além disso, mencionou ainda que "o programa aumentou também em quase 50% o número de atos médicos gratuitos e conseguiu identificar e classificar 99% das grávidas com alto risco obstétrico"

O Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil beneficia diretamente 320 mil crianças até aos cinco anos de idade e mais de 400 mil mulheres em idade fértil em todas as regiões sanitárias da Guiné-Bissau.

O programa, financiado pela União Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e executado pelo Instituto Marquês de Vale Flore em parceria com a Unicef e a Entraide Médicale Internationale, teve início em 2013 e foi prolongado em 2017 até maio deste ano.

A embaixadora da União Europeia anunciou que o programa vai manter-se até ao final do ano com o apoio do Banco Mundial.

Ao que tudo indica, a ideia é continuar a trabalhar de forma árdua e como frisou a embaixadora "Melhorar o bem-estar das mães e das suas crianças é um dos principais objetivos para a União Europeia o que determina a saúde da próxima geração. Este tem sido o objetivo do programa desde 2013 e estamos muito orgulhosos dos resultados significativos alcançados até agora"

Para países como a Guiné-Bissau, estes dados além de serem muito importantes, demonstram uma melhoria considerável a nível de saúde, permitindo deste modo ter uma visão global do que se pode esperar em termos de natalidade, bem estar das crianças e desenvolvimento desta respectiva área.

 

Pui nomi na no lista di emails