Solusson: Empreendedorismo Como Chave para o Empoderamento Feminino
Apoiado por: Ivone Gomes
Ivone Gomes encontrou através da costura um modo para melhorar a vida de muitas mulheres. No atelier da Ivone situado no Bairro de São Paulo trabalham 30 pessoas.
Tudo aconteceu graças a um curso de formação que recebeu sobre a economia criativa, este curso, permitiu que ganha-se interesse por esta área e graças a várias pesquisas feitas na internet teve a brilhante ideia de abrir um atelier envolvendo outras mulheres neste projeto.
A cooperativa forma diariamente pessoas que após o curso e algum treino poderão abrir o seu próprio negócio. As atividades da cooperativa são corte costura, tinturaria, tecelagem tradicional (Pano de Pinti).
As mulheres que trabalham nesta cooperativa têm direito a 10% do total do produto produzido pelas mesmas. Segundo Ivone numa semana uma pessoa pode produzir entre 10 a 15 bolsas, o que já permite ter alguma renda.
No atelier podem ser encontrados diferentes artigos nomeadamente bolsas, porta computadores de tecido, mochilas, vestidos, pochetes, camisas para homens, etc. Todos estes artigos permitem dar resposta ao mercado nacional oferecendo uma alternativa aos produtos importados e com um valor maior.
Foi batendo a porta das casas das pessoas, que ela conseguiu convencer várias mulheres a participarem desta iniciativa, e hoje orgulhosamente o grupo viu o resultado do trabalho iniciado a muitos anos.
Graças as rendas geradas com os trabalhos produzidos por este grupo de mulheres, muitas famílias conseguem ter uma fonte de renda.
Formação e transformação de frutas é também outro projeto em andamento, um serviço que é feito a medida que for solicitado.
Hoje, é com grande satisfação que esta mulher constata o resultado positivo de tudo o que construiu. Um sonho realizado, onde o desejo de continuar a progredir persiste mesmo que exige muito trabalho, esforço e apoio.
Encontrar soluções que permitem mover uma "economia comunitária" com forte potencial para a mover a economia nacional, é o desafio que estas mulheres colocam e querem enfrentar.
Veja abaixo alguns dos trabalhos realizados por esta cooperativa