Solusson: Talentos e Inovações do "Cientista Guineense" Sila Donque
Desenvolvido por: Sila Donque
Conhecido como o pequeno cientista guineense, Sila Donque já surpreendeu o país com várias invenções ao longo dos anos. Um jovem de 32 anos de idade, que atualmente reside na cidade de Bissau e desde nove anos de idade mostrou uma grande curiosidade e paixão pela tecnologia. A inovação foi algo que aconteceu mais tarde após muitas observações e descobertas. Assim, neste sentido em 2004 montou uma rádio comunitária, cuja o nome é voz de Luanda, utilizando materiais recicláveis diretamente encontrados no lixo.
Foi portanto cultivando este espírito de inovação, que Sila inventou geradores que permitem fornecer energia elétrica. Este jovem cientista, utilizou vinagre de limão, assim como o de cajú, ambos produtos locais, económicos e acessíveis para criar um produto de grande relevância para a população guineense. Como é sabido, em muitas partes do país, a energia elétrica ainda continua a ser um grande problema para a população. Os geradores que foram construídos por Sila, permitem iluminar as casas, carregar a bateria do telemóvel e qualquer outro material de baixo consumo elétrico, evitando deste modo o uso de matérias como velas, que representam um grande perigo para o lar. A vontade de inovar fez com que Sila continuasse a criar, e assim inventou em:
2005 - Barragem com capacidade de 15,5 voltes de energia elétrica
2008 - Uma televisão que sintoniza vários canais de televisão.
2009 - Um telefone com capacidade para quatro cartões Sim
2013 - Gerador alimentado a base de vinagre de limão
2019 - Carro telecomando com luvas
2019 - Lâmpada que funciona com urina
Algumas invenções de Silá, já lhe proporcionaram algum reconhecimento a nível internacional. Em 2009 foi o segundo colocado no evento de Inventores e Inovadores Africanos no Mali onde apresentou a televisão que permite sintonizar a RTP e a TGB.
Em 2010/2011 ficou na primeira posição no evento de inventores africanos que foi realizado em Cabo Verde, onde apresentou o telemóvel que leva quatro cartões Sim.
Ter capacidade de inventar com poucos recursos a disposição não é para todos, mas Sila demonstrou que é possível criar produtos de enorme utilidade com poucos recursos.
Iniciativas deste gênero merecem ser estimuladas, pois como diz a celebre frase de
Michael Porter, "A inovação é a questão central na prosperidade econômica".
Fotografias de alguns trabalhos realizados por Sila